Vasp e Grupos de Media anunciam plataforma Jornal em Casa

Numa altura em que os meios de comunicação enfrentam fortes condicionalismos causados pela pandemia, a distribuidora VASP e alguns dos principais grupos de Media uniram-se e lançaram a plataforma digital jornalemcasa.pt.
Esta plataforma permitirá aos leitores identificar o ponto de venda mais próximo da sua casa e solicitar o serviço de entrega ao domicílio das publicações que deseje adquirir. Nas primeiras seis semanas o serviço de entrega será gratuito.
Segundo declarações da VASP, com o intuito de “ impulsionar o arranque do Jornal em Casa, os editores participantes irão divulgar o novo serviço nas suas publicações, sites e redes sociais”.
Ana Lourenço à frente, em estreia no Telejornal

No sábado passado, dia 16, às 20h, a apresentadora do Fronteiras XXI, da RTP 3 e ex-pivô da SIC Notícias, Ana Lourenço, estreou-se na apresentação do Telejornal, da RTP 1, com uma audiência de 842.110 telespetadores na abertura e 822.329, no fecho, às 21h. À mesma hora, a SIC, que tem sido o canal líder de audiências, abria o Jornal da Noite com 666.671 telespetadores e a TVI, com 649.846.
Licenciada em Antropologia, Ana Lourenço iniciou a sua carreira jornalística nas rádios piratas, antes de chegar à TSF. Em 1994, estreou-se no “Novo Jornal” da TVI e, em 2000, ingressou na SIC Notícias, onde foi pivô, até 2016. Em 2005, a Casa da Imprensa distinguiu-a como melhor apresentadora de televisão, prémio compartilhado com João Adelino Faria. Em janeiro de 2016 pede demissão da SIC e, em março do mesmo ano, entra para a RTP3, para integrar a equipa de apresentadores do canal.
Última CISION e-Talks, com Teresa Lameiras

A diretora de Marketing e Comunicação da SEAT Portugal, Teresa Lameiras, fecha o ciclo de 2 meses das conversas online, gratuitas, CISION e-Talks, onde se debateram desafios, ideias e estratégias de comunicação, em contexto de quarentena, contando com a experiência e visão de diretores de Comunicação de marcas como o Turismo do Centro, Worten, Galp, Continente, EDP, UIP e da autora e apresentadora do Imagens de Marca e CEO da Empower Brands Community.
Na página da CISION e-Talks poderá assistir às sessões já ocorridas e inscrever-se na próxima edição, que terá lugar na quinta-feira, dia 28, às 14h30.
Considerando a informação séria como uma das respostas contra o evoluir da pandemia, a CISION promove, semanalmente, estas live meetings e disponibiliza recursos gratuitos sobre a COVID-19, em cision.pt/covid-19/.
Cision com 11 projetos finalistas nos AMEC Awards

Um total de 11 projetos da Cision estão entre os finalistas dos AMEC Awards 2020. Dois dos trabalhos nomeados para os mais prestigiados prémios da indústria da medição e avaliação dos media na Europa são da Cision Portugal.
A Cision Portugal está na shortlist em duas categorias dos prémios atribuídos pela Association for Measurement and Evaluation of Communication (AMEC): “Melhor uso da monitorização para um evento ou campanha”, pelo trabalho “Prémio Nobel” da Educação, desenvolvido com o Global Teacher Prize Portugal (GTP); e “Prémio inovação para novas metodologias de monitorização”, com o projeto para avaliar a reputação das Instituições de Ensino Superior nos meios de comunicação social, desenhado para a Universidade de Coimbra (UC).
As nomeações da Cision Portugal fazem parte das 11 que a Cision obteve a nível global, afirmando-se como um dos grupos com mais projetos candidatos aos prémios atribuídos pela AMEC.
“A nomeação de dois projetos da Cision Portugal, totalmente conceptualizados e desenvolvidos em Portugal, para clientes portugueses, é motivo de grande satisfação e orgulho, na medida em que resulta totalmente da perseverança e determinação da nossa equipa local. Desenvolvemos, juntamente com os nossos clientes, abordagens metodológicas inovadoras, totalmente focadas na criação de valor de projeto para projeto”, diz Uriel Oliveira, vice-presidente da Cision Portugal.
“Ambos os projetos nomeados evidenciam a importância do trabalho da avaliação da comunicação, focada nos resultados para a própria organização. Se, por um lado, com o projeto do GTP, conseguimos demonstrar a importância da comunicação para a valorização da profissão do professor; por outro lado, com o projeto da UC, identificámos quais os eixos da reputação que mais contribuem para a decisão dos alunos sobre Instituições de Ensino Superior, um radar fundamental para o alinhamento de mensagens para essas instituições”, acrescenta.
Este é o segundo ano em que a Cision Portugal está nomeada para os AMEC Awards, depois de, no ano passado, ter estado na shortlist na categoria “Melhor monitorização para os setores público e não lucrativo”, com o trabalho “VisitPortugal”, desenvolvido para o Turismo de Portugal.
Os AMEC Awards visam reconhecer e celebrar o trabalho e talento excecionais no âmbito da pesquisa, monitorização e avaliação de media, demonstrando importância destas áreas dentro do setor da comunicação e relações públicas.
A cerimónia de entrega dos prémios, que deveria ter lugar no início de junho, em Viena – no âmbito da AMEC Global Summit on Measurement, a maior conferência mundial do setor – foi transformada num evento virtual, que terá início no dia 6 de julho.
A AMEC é a maior organização profissional de media intelligence e insights do mundo, representando empresas e profissionais que fornecem serviços de avaliação de media e pesquisa de comunicação. Atualmente tem mais de 160 membros em 86 países de todo o mundo.
Audiência dos principais sites subiu 42%, entre fevereiro e março
Evolução da audiência diária dos principais OCS online 2020

Negócios, Notícias ao Minuto, Observador, Público, Record, RTP, Sábado,SIC Notícias, Sol, TSF, TVI 24, Visão
A CISION analisou a evolução de audiência dos 23 principais sites informativos, desportivos e económicos, entre janeiro e abril e, apesar da diminuição de visitas nos sites desportivos, as visitas online registaram um aumento global de 8,91%.
Para além da TV, também o Online registou uma subida significativa das visitas médias diárias, no período de reclusão social, tendo os principais sites registado uma subida de 42%, entre fevereiro e março de 2020, o que equivale a um aumento das visitas diárias acumuladas de 5,80M para 8,24M.
Ainda analisando estes dois meses, os sites informativos e económicos registaram as mais altas variações de 2020, de 67,75% e 69,02%, respetivamente. Os meios desportivos registaram uma descida de 11,34%, sendo O Jogo o único desportivo a apresentar uma tímida subida das visitas médias diárias, de 2,74%, neste período.
O site que registou maior subida percentual de audiência foi o da RTP, em 148,12%, alcançando as 500 mil visitas médias diárias, em março.
De março para abril, a audiência desceu 18,91%, em todos os tipos de conteúdos, sendo o setor desportivo o mais afetado, em 28,16%, obtendo o valor mais baixo de visitas médias diárias acumuladas de 2020, de 1,21M visitas.
Apesar da descida de audiência global, entre março e abril, as visitas médias diárias dos sites em análise, registaram um aumento total de 547 mil visitas em abril, relativamente a janeiro deste ano.
Fonte de dados: SimilarWeb
Recolha: Ana Faustino e Lúcia Pereira (Researcher, Cision)
Análise: Ana Faustino (Research Team Leader, Cision)
CISION e-Talks, com Diretor de Marketing e Comunicação da UIP (Pine Cliffs Resort e Sheraton Cascais Resort)

Na próxima quinta-feira, dia 21, a CISION e-Talks recebe Bruno Silvério, diretor de Marketing e Comunicação da UIP (grupo que detém resorts como o Pine Cliffs Resort ou o Sheraton Cascais Resort), às 14h30.
A inscrição deverá ser feita aqui, após a qual receberá email com a hiperligação para se juntar ao live meeting. Estas sessões, gratuitas, em jeito de conversa informal, têm como objetivo abordar estratégias de comunicação, nesta fase de reclusão social, com especialistas do setor.
Semanalmente, juntamo-nos, online, para conversar sobre exemplos de comunicação de sucesso, em tempos de incerteza.
A página CISION e-Talks encontra-se disponível, com os vídeos das sessões e-Talks já decorridas e a possibilidade de inscrição nas futuras edições.
Considerando a informação séria como uma das respostas contra o evoluir da pandemia, a CISION promove, semanalmente, estas live meetings e disponibiliza recursos gratuitos sobre a COVID-19, em cision.pt/covid-19/.