Despedimento coletivo de jornalistas da TSF Madeira

A empresa Notícias 2000 FM, proprietária da TSF Madeira e que integra o Grupo Diário de Notícias, anunciou que irá proceder ao despedimento de três jornalistas dos quadros da rádio regional, devido a dificuldades financeiras.

A Direção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas (DRMSJ) já lamentou a situação, afirmando estar a acompanhar com preocupação e solidariedade a situação. O Sindicato apelou, ainda, à solidariedade dos jornalistas do Diário de Notícias, no sentido de não substituírem os jornalistas dispensados, como é intenção da empresa.

Em comunicado, a DRMSJ contesta o facto de “não ter sido dada qualquer alternativa aos funcionários que estão há mais de 20 anos na empresa, dois deles desde o primeiro dia em que a rádio começou a ser emitida“.

Fonte de imagens: Site da TSF

Time Out Lisboa regressa ao papel, trimestralmente

A 23 de março de 2020, devido à situação pandémica, a revista Time Out passou para o formato digital e adotou, temporariamente, o título Time In – o que lhe valeu o prémio de bronze da Media Week, para Melhor Inovação nos Media. Após exatamente um ano (e quatro edições especiais em papel), é anunciado o regresso da Time Out Lisboa às bancas, renovada, com uma edição premium e periodicidade trimestral, contando com quatro edições em 2021, um em cada estação.

Para além desta publicação, a marca mantém a forte aposta no digital, com o site, diário e a revista online, semanal – que veio substituir inicialmente a edição em papel.

De acordo com a revista, “está na hora de voltar à rua, de voltar a apostar no futuro, na inovação e no dinamismo cultural e gastronómico da cidade. Numa altura ainda incerta, mas em que a vacinação faz regredir a pandemia, a Time Out arrisca e posiciona-se ao lado dos sectores mais afectados pela Covid-19 – as artes, a restauração, o alojamento –, para dar a conhecer o que Lisboa tem de melhor e alavancar os negócios locais“.

Em 2020, desde o final de março, a marca publicou 3 edições em papel: dois especiais de Verão, um, de Outono/Inverno e a edição Especial de Natal.

Fonte de imagens: Facebook da Time Out Lisboa

CannaDouro Magazine, a nova revista sobre canábis

Na próxima semana chegará às bancas a edição número um da CannaDouro Magazine, dedicada a divulgar informação sobre canábis, lançada pela associação Cannadouro, responsável pela anual Feira Internacional de Cânhamo do Porto.

A revista, de periodicidade trimestral, tem o objetivo de esclarecer e informar os leitores sobre a utilização consciente e informada da planta da canábis, numa perspetiva anti-proibicionista, contando com notícias, reportagens, entrevistas e artigos de fundo sobre a canábis e o cânhamo, ao mesmo tempo que abrange as várias fases do crescimento desta planta com múltiplas utilizações. As secções de destaque da revista são: Ativismo e política, Notícias, Auto-cultivo, Cânhamo agro-industrial, Cannabis Medicinal, Entrevista ” A voz dos pacientes”, Gestão de riscos, Plantas do Mundo e Entrevista “Tira a canábis do armário”. O preço de capa é de 3,5 €.

Novo projeto digital sobre mobilidade sustentável

O Lisboa Para Pessoas é a nova revista digital comunitária sobre mobilidade e sustentabilidade em Lisboa, a vivência da cidade e do seu espaço público. O projeto, criado pelo jornalista e ciclista urbano Mário Rui André, irá colaborar com o novo jornal Mensagem de Lisboa, nos conteúdos editoriais relativos à mobilidade.

O Lisboa Para Pessoas tem como objetivo tornar Lisboa mais segura, mais verde, menos poluída, menos ruidosa e mais humana e “ser uma ferramenta útil para quem se desloca a pé, de bicicleta ou de transportes públicos em Lisboa“, enquanto documenta e arquiva a evolução da cidade.

Disponível desde o final de fevereiro, o projeto conta com as parcerias do E-goi e da Swonkie, com a colaboração de entidades como a MUBi – Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta e convida os leitores e interessados a contribuir com donativos de apoio a esta iniciativa comunitária.

Apresentador Ricardo Couto de saída do Porto Canal

Ao fim de 14 anos a apresentar programas, como Alô Ricardo, Canal Aberto, De Letra e Juntos em Casa, no Porto Canal, Ricardo Couto despede-se da estação. O apresentador fez o anúncio nas redes sociais: “Está concluído o último programa que apresentei no Porto Canal. Em breve darei notícias, mas quero já aproveitar para agradecer a todos os que me foram acompanhando ao longo destes anos. Agradecer à família e amigos pelo apoio, e profissionalmente agradecer aos diretores que me deram oportunidades incríveis, aos meus colegas que me foram aturando, colaboradores e convidados, mas sobretudo agradecer aos telespectadores que me fizeram crescer e que sempre fizeram o favor de me acarinhar. Muito obrigado e Até já

Antes de ingressar no Porto Canal, em setembro de 2006, Ricardo Couto passou pela Rádio Lidador e Antena 1. Faz locução para spots publicitários de Rádio e Televisão, documentários e filmes institucionais, bem como apresentação de eventos. É, ainda, CEO e Diretor Geral da empresa de organização e animação de eventos Cem Ideias.

Diana Ramos troca direção do Correio da Manhã por Jornal de Negócios

A ex-editora de Política e de Economia do Correio da Manhã (CM) e CMTV, Diana Ramos, assumiu, ontem, a liderança do Jornal de Negócios, em substituição de André Veríssimo.

Celso Filipe mantem-se como diretor-adjunto do Jornal de Negócios, onde trabalha desde 2006, inicialmente como editor da secção de empresas, sendo depois nomeado diretor executivo, cargo que desempenhou até 2012.

Licenciada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão Bancária, Diana Ramos integrou a equipa do CM em dezembro de 2005, passou pelas editorias de Sociedade e Investigação, ascendendo, em abril de 2014, a Editora de Política e de Negócios, no CM e CM TV, estação com a qual continuará a contribuir, enquanto comentadora. Foi editora executiva na RUC – Rádio Universidade de Coimbra, entre 2003 e 2004 e jornalista no jornal universitário de Coimbra, A Cabra, entre 2002 e 2004.