Vodafone FM aposta em novos ritmos e num público mais jovem e abrangente
A Vodafone FM está a proceder a um reposicionamento de mercado, apresentando, a partir de hoje, nova roupagem musical, com estilos como o R&B, indie pop, soft hip-hop e soul, com o intuito de ser mais abrangente e de alcançar um público mais jovem.
Nos dez anos de emissão, a Rádio, lançada a 26 de janeiro de 2011, propriedade do grupo Media Capital, tem-se dirigido a um público jovem adulto, com programação musical assente num estilo alternativo, do Indie ao Metal, passando pelo Hip Hop, Rock Alternativo e música de produção nacional. A aposta atual mantém a oferta do estilo alternativo, mas mais próxima das novas tendências, com sonoridades mais urbanas, direcionada a públicos mais jovens, com gostos variados e contemporâneos.
“Com a Vodafone FM reafirmamos continuamente o compromisso da marca com a música e conseguimos acompanhar as tendências e dinâmicas desta indústria. Estamos muito entusiasmados com a inovação que a rádio vai trazer aos ouvintes“, indica Leonor Dias, diretora de marca da Vodafone Portugal.
De acordo com o diretor de programas da Rádio, Manuel Cabral, “o reposicionamento da Vodafone FM permite uma especialização num cluster mais distinto e, simultaneamente, num auditório mais extenso, sempre com o objetivo de continuar a ser uma rádio alternativa no mainstream musical“.
Diretor da Razão Automóvel convidado para eleger Carro Alemão do Ano (GCOTY)
Guilherme Costa, diretor e co-fundador da Razão Automóvel, integra o painel de jurados que vai eleger o Carro do Ano 2022, na Alemanha.
Pela primeira vez, há um jurado português no German Car of The Year (GCOTY). Guilherme Costa é um dos três jurados internacionais, convidados pela direção dos GCOTY para integrar temporariamente o comité de 20 jurados permanentes, de um dos mais importantes prémios da indústria automóvel alemã.
“A forma como a Razão Automóvel está a reinventar a comunicação e o jornalismo não conhece fronteiras. O nosso mercado, o nosso setor e a nossa equipa merecem este reconhecimento”, refere o diretor.
Guilherme Costa junta-se, assim, a um grupo composto exclusivamente por jornalistas alemães, em representação dos principais títulos da especialidade daquele mercado, para a fase mais importante deste galardão: nomear o vencedor do Carro Alemão do Ano 2022.
Nesta fase do GCOTY, há cinco finalistas a concurso:
• Compact (<25k €) – Peugeot 308
• Premium (<50k €) – Kia EV6
• Luxury (>50k €) – Audi e-tron GT
• New Energy – Hyundai IONIQ 5
• Performance – Porsche 911 GT3
A última ronda de testes está a decorrer esta semana em Munique. Os vencedores do German Car of the Year 2022 serão conhecidos no próximo dia 25 de novembro.
A Razão Automóvel, plataforma especializada no setor automóvel, fundada em 2012, está atualmente presente nos prémios: Carro do Ano em Portugal (Diogo Teixeira), Carro Internacional do Ano (Joaquim Oliveira) e Carro Mundial do Ano (Guilherme Costa).
Vencedores do Prémio de Jornalismo 2020 da Liga Portuguesa Contra o Cancro
A Liga Portuguesa Contra o Cancro anunciou, na terça-feira, os vencedores do Prémio de Jornalismo na categoria de Oncologia, relativo a 2020. Os trabalhos vencedores, premiados com 5 mil euros cada um, foram As outras feridas da covid-19, da autoria de Paula Rebelo (RTP), na categoria de Audiovisual e O drama dos doentes sem Covid-19, de Maria Almeida Nogueira e Vânia Maia (Visão), na categoria de Imprensa.
Foram, ainda, distinguidos com Menção Honrosa os trabalhos “NO KACHI: vencer o cancro em tempo de pandemia”, de Carolina Ferreira (Antena 1) e “Pequenos Heróis – O confinamento dos internados com cancro”, de Manuela Guerreiro (Correio da Manhã, Domingo), na categoria de Imprensa.
Para o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e presidente do Júri do prémio atribuído, Vítor Rodrigues, “esta é uma das iniciativas anuais da Liga Portuguesa Contra o Cancro mais relevantes porque, hoje em dia, só há verdadeira igualdade de oportunidades com boa informação e, nesse campo, os meios de comunicação social e o trabalho dos jornalistas é insubstituível”.
O júri desta edição foi ainda constituído pela jurista e ex-Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira; a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins; a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros; Ana Rita Cavaco; o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães; a Jornalista Deolinda Almeida e a Médica e Investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Catarina Resende de Oliveira.
Luís Costa Ribas, Filipe Santos Costa e Pedro Moreira são correspondentes da CNN Portugal
Na semana em que foi apresentado o primeiro esboço da grelha de programação da CNN Portugal, a estação deu a conhecer, também, três dos seus correspondentes internacionais.
De acordo com as redes sociais do novo projeto de informação, liderado por Nuno Santos, Filipe Santos Costa está sediado em Tóquio, com atenção centrada na Ásia. Pedro Moreira assume o lugar de correspondente em Bruxelas, com uma visão da Europa e Luís Costa Ribas é o correspondente nos Estados Unidos, assumindo o papel de tradutor da cultura americana.
A estação, que chegará ao pequeno ecrã a 22 de novembro em substituição da TVI24, “conta ainda com reforços no Brasil e em cerca de dez cidades estratégicas em todo o mundo, como é o caso de Luanda, em Angola; Madrid, em Espanha; Paris, em França; Londres, no Reino Unido; Roma, em Itália; Toronto, no Canadá; Sidney, na Austrália; Kuala Lumpur, na Malásia; e Miami, nos EUA”, de acordo com a informação divulgada pela Media Capital.
“Todos os correspondentes internacionais da CNN Portugal têm o português como língua-mãe e possuem formação como jornalistas. Em alguns casos, são profissionais que apresentam um currículo que atesta uma experiência profissional considerável, em linha com os objetivos de um projeto de informação à escala global”, refere a Media Capital.
Relativamente ao esboço da grelha de programação divulgada pela estação, são visíveis os blocos noticiosos de hora a hora e serão eliminadas as transmissões em simultâneo com a TVI.
Mensagem de Lisboa integra Laboratório Europeu de Startups de Media
A Mensagem de Lisboa vai participar na primeira edição do Google News Initiative Startups Lab, na Europa. Dos 120 concorrentes, de 28 países, o projeto de jornalismo digital e local, relativo a Lisboa, foi um dos 10 selecionados, pelo potencial de inovação jornalística e de negócio.
O programa criado pela Google, organizado pelo European Journalism Centre (EJC) e realizado pelo hub de inovação alemão Media Lab Bayern irá arrancar em novembro, com o objetivo de apoiar o jornalismo de qualidade, inovador, que atua nas comunidades locais, aposta nas novas audiências e públicos que não servidos pela oferta atual dos media. O programa terá a duração de seis meses, com workshops, coaching e networking. No final, será disponibilizada uma bolsa de 25 mil euros para um projeto de receitas inovador, na senda da sustentabilidade.
Os participantes estão em 8 países da Europa: França, Itália, Malta, Portugal, Roménia, Eslovénia, Espanha e Reino Unido.
Segundo os organizadores, os concorrentes demonstraram que o cenário das startups de media europeu está bem vivo, com “uma variedade impressionante de jornalismo independente – de investigativo, a novas iniciativas locais ou específicas de comunidades pouco cobertas pelos media”.
“Estas startups dão voz a comunidades que não são cobertas pelos media, ajudam a preencher espaços em branco deixados pela oferta de media atual e estão a explorar o futuro do jornalismo de qualidade na Europa. Estamos muito honrados de ajudá-los a alcançar o próximo passo do seu desenvolvimento”, refere o Media Lab.
Criado por um grupo independente de jornalistas, o projeto de jornalismo comunitário Mensagem de Lisboa ficou disponível online, em fevereiro deste ano, sob a liderança de Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes, respetivamente a ex-diretora-executiva e o ex-diretor do Diário de Notícias, com os sócios fundadores João Marecos e Tiago Quaresma.
Distinções na 17.ª Gala Superbrands nos Media
Diário de Notícias, RFM, RTP, Sapo e Sport TV foram as marcas de comunicação social galardoadas na edição de 2021 da Superbrands, que distingue as marcas mais relevantes no mercado nacional, na ótica do consumidor.
Para além de distinguir as marcas top of mind, este ano foram, também, eleitas pelo público as personalidades de excelência, com Patrícia Mamona, Ricardo Araújo Pereira, Clara de Sousa e Madalena Abecassis a vencerem nas respetivas áreas de Desporto, Humor, Jornalismo e Influencers.
Júlio Isidro recebeu o prémio especial de personalidade pelo percurso na televisão portuguesa. Surpreendido e emocionado com a distinção, mas mantendo a boa disposição que lhe é característica, referiu: “Sou tão antigo, que quando nasci, o mar morto ainda só estava lento“.
A 17.ª Gala Superbrands ocorreu na quarta-feira, 27 de outubro, onde foram entregues os 31 prémios às marcas galardoadas, após um ano de interregno no formato presencial. A Superbrands é uma organização independente, que se dedica a identificar e promover as melhores marcas de 89 países. O Sapo é parceiro deste evento, no qual o público é convidado a votar.
Ageas Seguros, Aldi, Altice, Auchan, Banco Montepio, BPI, Branca de Neve, EDP, ERA, Fidelidade, Galp, Lusíadas Saúde, Médis, MEO, Mercedes-Benz, Multicare, Remax, Sport Lisboa e Benfica e Tranquilidade foram as restantes marcas escolhidas pelos consumidores, na edição de 2021.