O super comunicador
A disputa pelo maior budget e pela maior proximidade à gestão entre as relações públicas e o marketing acabou. Não existe mais relações públicas e não existe mais marketing. Hoje, a reputação, a confiança, a transparência, a relação com stakeholders, clientes, consumidores e as vendas interligam-se numa estrutura integrada que articula as táticas de persuasão com a arte de contar uma história, de criar valor, de interagir e de envolver a comunidade.
A comunicação integrada surge na junção do POE, o modelo tradicional da comunicação que segmenta os media em Paid, Owned e Earned, e antecipa uma revolução na comunicação empresarial, alterando as organizações, as competências, a cadeia de valor, o budget e sobretudo o posicionamento das estruturas de comunicação face ao consumidor.
A comunicação integrada concilia diferentes suportes. O conteúdo adapta-se e circula entre os meios físicos e online. Contudo, é no espaço digital que está a sua essência.
Assim, o novo profissional da comunicação integrada é um super polivalente que tem que conjugar os conhecimentos que estão na base da comunicação empresarial, marketing, gestão empresarial, escrita criativa, com conhecimentos técnicos profundos sobre html 5, SEO, Google ad sense, queries e todas as tecnologias que proliferam e que permitem ativar comunicação digital. O espaço da comunicação digital integrada é um espaço em que a história é o epicentro e que para além da oportunidade, da relevância ou da proximidade do seu conteúdo ao target, esta depende ainda de uma grande capacidade de manobrar todas as ferramentas de massificação do conteúdo e de dashboards de avaliação dos resultados.
Não tem estas competências todas? É normal. São raros os profissionais da comunicação que conseguem hoje reunir um pouco de cada uma destas áreas e, por agora, a solução vai passando por envolver equipas multidisciplinares. Mas, se quer ter o seu futuro na mão e ser um super gestor de comunicação integrada, comece já a aprender o mais possível. Isto não quer dizer que tenha que dominar todas estas ciências, saber programar ou conhecer profundamente o código informático, mas sim dizer que tem que entender como funciona, como se operacionaliza, quais são os fatores que condicionam e quais as oportunidades que possibilita.
Um passo em frente
Nelson Mandela, provavelmente um dos mais brilhantes comunicadores que alguma vez pisou este planeta, disse, certo dia: “se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra-lhe na cabeça. Mas, se lhe falares na sua própria linguagem, ela entra-lhe diretamente no coração.”
Não poderia estar mais de acordo. Mas, ao contrário de Mandela, nem todos temos esse dom. Este homem, genial, vestia, sem qualquer esforço, a excecionalidade de comunicar com o mundo inteiro de uma forma singular, universal, e simples. E, espante-se, quase sempre mergulhado na solidão que muitas vezes o acompanhou, sem que tivesse escolha ou alternativa.
A capacidade de comunicar através de silêncios – alguns ensurdecedores, ou apenas por gestos, olhares e sorrisos é território fértil para poucos. Quase nenhuns. Contam-se pelos dedos das mãos os que têm a capacidade de arrastar multidões, de silenciar estádios, de entrar na cabeça – e no coração – de quem os escuta. A arte de sermos entendidos na tarefa árdua de comunicar é muito mais complicada do que à partida possa parecer.
Será mais fácil se o fizermos em grupo? Talvez. E se este grupo for crescendo com contributos variados de gente capaz, conhecedora, empreendedora e esforçada? Certamente
Por tudo isto, o blogue da Cision não pretende ser apenas mais um blogue. Não. E explicamos facilmente porquê: a Cision quer comunicar mais e melhor. E tem a sorte de reunir nesta empreitada gente capaz, dentro e fora de portas, com experiência, qualidade, talento e saber suficientes para produzir, transmitir e comunicar conteúdos de referência.
Conteúdos que irão, inegavelmente, enriquecer quem nos escuta, lê e vê. Sejam estes produzidos por profissionais da Cision, clientes, jornalistas, comunicadores, bloggers convidados, etc. Pessoas que falam linguagens diferentes, sobre temas e assuntos diversos e que entram noutros tantos corações, através de diferentes ângulos.
Este blogue é, por isso, apenas mais uma etapa de uma longa caminhada na estrada sinuosa que representa a comunicação.
Assim sendo, assumimos o compromisso de tudo fazermos para estarmos sempre um passo à frente neste trilho, marcando os ritmos da caminhada, definindo as tendências, construindo as análises, apontando as inovações e redefinindo os horizontes dos setores que delimitam as diferentes áreas de intervenção da Cision, e do mundo Cision.
Estaremos sempre aqui, a comunicar.