Proença de Carvalho anuncia saída da presidência da Global Media Group

Em nota interna enviada no final de quinta-feira, dia 20 de agosto de 2020, aos colaboradores do grupo que detém o Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN) e TSF, entre outros títulos, Daniel Proença de Carvalho comunicou o fim do seu mandato enquanto presidente do Conselho de Administração do grupo Global Media (GMG).
Segundo o advogado, que já tinha comunicado aos acionistas a sua decisão a 11 de maio, “após dois mandatos muito exigentes e aproximando-se a data da eleição para um novo mandato, venho manifestar-vos a minha indisponibilidade para continuar a exercer qualquer cargo na vossa empresa”. Proença de Carvalho acrescenta ainda: “Como sabem, tomei no ano passado a decisão de pôr termo à minha atividade profissional e logo então também decidi terminar a minha presença na administração da Global Media, por duas ordens de razões: a idade e a vontade de me dedicar a alguns projetos pessoais. Não quis então renunciar ao cargo no grupo, tendo em conta o processo de profunda reestruturação que temos em curso, processo para cuja superação dei o melhor do meu esforço. Mas agora que o meu mandato termina, nada justificava que aceitasse prolongá-lo”.
Daniel Proença de Carvalho nasceu a 15 de setembro de 1941. Licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, em 1965. Foi Presidente do Conselho de Administração da Controlinveste e como advogado, participou em vários processos mediáticos da justiça portuguesa. Fundou a Proença de Carvalho & Associados que viria a fundir-se com a grande sociedade espanhola, Uría Menéndez, que deu lugar à Uría Menéndez – Proença de Carvalho, com sede em Lisboa, da qual é presidente do Conselho de Administração.
José Pedro Soeiro, administrador não executivo e acionista que detém 24,5% da GMG, é o senhor que se segue e vai assumir a presidência do grupo até à eleição de novo Conselho de Administração. Empresário e gestor com participação em empresas portuguesas, angolanas e do Reino Unido, é pós-graduado pelas escolas de gestão do IESE, Wharton e CEIBS de Shangai. Iniciou a sua carreira profissional na consultoria, especializando-se na criação e reestruturação de empresas e foi sócio da consultora Deloitte até 2006.
A atual composição acionista da Global Media é: KNJ Global Holdings Limited (35,25%), José Pedro Carvalho Reis Soeiro (24,5%), Olivemedia (19,25%), Novo Banco (10,5%) e Grandes Notícias (10,5%).
Ljubomir Stanisic na SIC

O famoso chef jugoslavo de 42 anos, líder de audiência das noites de domingo com o programa ‘Pesadelo na Cozinha’, é a mais recente confirmação da estação de Carnaxide.
Em comunicado, o chef e apresentador confirma a sua saída da TVI e a transferência para a estação concorrente, já a partir de setembro.
“Tenho sido muito feliz na televisão, guardo com muito carinho as memórias, os trabalhos e as pessoas com que trabalhei nos últimos anos, agradecerei para sempre à TVI a oportunidade que me deu, o espaço, a liberdade, a confiança, mas quem me conhece sabe que adoro desafios. E este, com a SIC, é um dos grandes. Queremos fazer diferente – e tentar fazer a diferença. Estão na calha novas ideias, novos projetos, que me entusiasmam muito.”
Ljubomir Stanisic está radicado em Portugal desde 1997, onde se tornou um chef de cozinha reconhecido.
Iniciou o seu percurso televisivo em 2011, como autor e protagonista de “Papa Quilómetros”, um programa homónimo ao seu livro, transmitido no canal 24 Kitchen, que procurou dar a conhecer várias terras portuguesas que fazem do nosso país uma referência gastronómica. Passou também pela RTP, na primeira edição do Masterchef Portugal, e foi rosto da versão portuguesa do formato internacional ‘Kitchen Nightmares’, o ‘Pesadelo na Cozinha’, da TVI, formato líder incontestado nas noites de domingo.
Relativamente a esta mudança, a TVI emitiu um comunicado dando conta que “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje, unilateralmente, o contrato de trabalho com a TVI.” e adiantando que “reserva-se agora a TVI o direito de ativar mecanismos legais que a salvaguardem, bem como aos anunciantes com quem havia compromissos assumidos no âmbitos dos projetos que envolviam Ljubomir Stanisic.”
Para Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC, “O Ljubomir tem uma intuição natural para a comunicação e é uma figura única na sociedade e no panorama televisivo português. A sua vinda para a SIC vai permitir que consolidemos a diversificação dos nossos conteúdos sob a matriz da ousadia e da criatividade nas diferentes plataformas”.
Já Ljobomir manifesta o seu júbilo com esta mudança. “Gosto de ousadia, de ir mais longe em tudo o que faço na vida. Este novo passo representa tudo isso, por isso não podia estar mais satisfeito com o que aí vem”. O chef não podia deixar de partilhar esta novidade com os seus fãs e seguidores, através da sua conta oficial de Instagram, “decidi aceitar o grande desafio da SIC. Vêm aí novas ideias e projectos que me entusiasmam muito!”
Cofina avança com nova OPA sobre Media Capital, com preço mais baixo

A nova oferta pública de aquisição (OPA) da proprietária do Correio da Manhã sobre a proprietária da TVI, lançada nesta quarta-feira, é de 0,415 euros por ação, de um total de 84 513 180 ações, o que corresponde a um montante global de 35 milhões de euros.
Para efetivar a oferta ao total de ações da Media Capital, a Cofina condiciona a que:
– o auditor independente, designado pela CMVM, não fixe um valor unitário superior a 0,415 euros;
– a Media Capital não alienie ou comprometa os seus principais ativos;
– em resultado da liquidação física e financeira da oferta, a Cofina se torne titular de mais de 50% das ações da Media Capital.
A proprietária da TVI dispõe de oito dias para se pronunciar após receber projetos de prospeto, enquanto a Cofina terá até ao final deste mês para solicitar o registo da OPA.
Resumo do capítulo anterior
Os números da anterior oferta, de 21 de setembro de 2019, da Cofina sobre a Media Capital, baseavam-se numa valorização, apurada pelo auditor designado pela CMVM, em 1,9 euros por ação, sendo que o valor proposto para acionistas minoritários era de 2,3336 euros.
Este processo tinha sido interrompido em março de 2020, após ter falhado a operação de aumento de capital da Cofina, por 3 milhões de euros, necessária para a consumação da operação. Como resultado, a Prisa colocou a Cofina em tribunal, reclamando uma caução de dez milhões de euros.
Por seu lado, a CMVM considerou, então, não haver justificação para o abandono da oferta da Cofina sobre 5% do capital da Media Capital.
Os fundamentos para a significativa redução do valor da oferta, relativamente à anterior, efetuada em setembro, baseiam-se nos condicionalismos gerados pela pandemia do Covid-19, que alteraram substancialmente o clima económico global, particularmente, no setor dos media.
Mário Ferreira poderá ter de lançar OPA
A 14 de maio, o empresário de turismo Mário Ferreira adquiriu uma participação qualificada de 30,22% na Media Capital, por 10,5 milhões de euros, tendo sido assinado um acordo parassocial com a Prisa, que estabelece formas de relacionamento entre estes dois acionistas. Dada a nova OPA da Cofina sobre a totalidade da Media Capital, a CMVM está a analisar a situação para verificar se existe controlo conjunto. Caso exista concertação, Mário Ferreira terá de lançar uma OPA.
Ações da Cofina em alta
No dia após o anúncio da nova OPA, as ações da Cofina registaram uma subida de 17,27%, passando dos 0,220€ para os 0,258€, face ao fecho de quarta-feira. “Cerca das 10h40, as ações da dona do Correio da Manhã seguiam a subir 18,18% para 0,26 euros”, referiu o próprio jornal.
Manuel Luís Goucha anuncia novo livro

Apresentador de Você na TV, atualmente de férias na sua herdade no Alentejo, aproveitou a sua pausa estival para anunciar, através da sua conta oficial de Instagram, a sua pretensão de redigir um novo livro. No vídeo que partilhou com os seus seguidores, Goucha afirma ter vindo a sentir nas últimas duas semanas a “urgência da escrita”.
Importa recordar que Manuel Luís Goucha é autor de diversas obras ligadas à culinária, tais como “Chefe – Mate!”, “Os Doces do Manel”, “Em Banho Manel” , “As receitas cá de casa”, entre muitas outras, bem como de livros mais pessoais, ligados ao estilo de vida, como “Vida de Cão” ou “As Mulheres da Minha Vida”.
Desta feita, Goucha promete um livro que vai dar a conhecer “histórias de televisão e reflexões acerca do caminho que eu quis para a minha vida” e alerta os seus fãs que “não é para já o livro, será para o ano!”, mas que era uma novidade que ansiava por partilhar.
Duarte Siopa Diretor Adjunto na CMTV

O jornalista, relações públicas, apresentador e comentador, que deu os primeiros passos na RTP, assume agora funções de adjunto do diretor de programas na equipa de Pedro Mourato.
Duarte Siopa partilhou esta novidade com os seus seguidores, na sua página oficial de Facebook, referindo “Começo agora uma desafiante e nova etapa da minha vida profissional. É com muito orgulho que vou dar o meu melhor como adjunto do diretor de programas da CMTV. ”
Segundo o Correio da Manhã, o comunicador “terá como missão reforçar o dinamismo, criatividade e capacidade de resposta do entretenimento do canal”. Para além das suas novas funções, o novo adjunto do diretor de programas da CMTV irá manter a condução do formato `Separados Pela Vida’.
Dioguinho é o blog mais visitado

A CISION analisou os dados de visitas diárias, entre abril e julho de 2020, dos blogs monitorizados e constatou que nos 5 mais visitados, há assuntos para todos os gostos, desde o desporto, passando pela educação e tecnologia. São eles o espelho de quem os procura: os que buscam emoções nos lugares que visitam, outros que relatam como vai a educação no nosso país, ou ainda aqueles que anseiam pelas últimas novidades tecnológicas ou desportivas.
No topo da tabela está o blog Dioguinho que aborda o mundo das celebridades e da televisão, em especial dos reality shows. Mantendo anonimato sobre a sua autoria, o Dioguinho tem vindo a subir o número de visitas diárias. Em maio obteve 117 425 visitas/dia, em junho 154 554 (+32%) e em julho 189 224 (+22%). No mesmo período, mas no ano 2019, registou em maio 79 900 visitas/dia, em junho 81 933 e em julho 89 400 visitas diárias. Este aumento poderá ter sido impulsionado pelo programa Big Brother, que foi para o ar nos meses observados.
Em segundo lugar está o blog desportivo Visão de Mercado . Dedicado sobretudo ao desporto-rei, comenta igualmente o futebol internacional e as principais e mais marcantes notícias desportivas. Em junho obteve 39 700 visitas/dia, uma descida de 12% face a maio (45 224 visitas/dia), tendo depois recuperado em julho com 41 965 visitas/dia (+6%). Verifica-se, também aqui um ligeiro aumento face ao ano anterior, onde contrasta com os valores de maio (73 033 visitas/dia), junho (74 200) e de julho (86 367).
Em terceiro lugar surge o blog DeAr Lindo que versa sobre a temática da educação em Portugal. Em abril, o número de visitas diárias rondava as 9 953 mas, em junho, obteve uma subida de 116% para 21 513 visitas/dia. Nos dois meses seguintes desceu, obtendo 16 569 em junho (-23%) e 12 604 visitas/dia em julho (-24%). Ainda assim, sobe um lugar no pódio, do quarto para o terceiro (relativamente a 2019), e assume valores superiores (em maio 12 140, junho 12 801 e julho 12 232 visitas/dia), subida explicável devido ao novo formato que a educação passou a ter no período de confinamento, sendo que pais e professores se passaram a munir de novas ferramentas digitais para acompanharem as aulas e a escola à distância.
Na quarta posição da tabela está o blog Casal Mistério que, anonimamente se dedica a testar e avaliar restaurantes, bares e hotéis. Entre maio e junho, este blog obteve uma subida de 46% no número de visitas diárias passando de 13 406 para 19 547. Em junho recuou 38% para 12 190 visitas/dia e em julho sofreu nova queda, de 4%, para 11 688 visitas/dia. Regista uma queda, passando do terceiro, para o quarto lugar. Em 2019, e ainda sem a ameaça do Covid-19 e as sérias restrições que se fazem sentir no sector da restauração, contabilizava 15 004 visitas/dia em maio, 13 872 em junho e 15 518 em julho.
O top 5 encerra com o blog Aberto Até de Madrugada que se dedica a temas como tecnologia, gadgets e telecomunicações. Em maio obteve 8 481 visitas/dia tendo descido 8% em junho, altura em que obteve cerca de 7 777 visitas diárias. No mês de julho recuperou 2% para 7 967 visitas/dia. Mantém o seu lugar, sendo que os seus números relativos ao ano transato não são muito distantes do atual: 8 864 visitas/dia no mês de maio, 7 771 visitas diárias em junho e 9 843 em julho.
A CISION é uma plataforma integrada de serviços de media intelligence e uma das suas valências é a monitorização das audiências dos meios de comunicação nacionais e internacionais.
*Artigo escrito com a colaboração de Lúcia Pereira, Media Researcher, Cision Portugal