Imagens de Marca renovam Newsroom

O Imagens de Marca apresentou a Newsroom, um novo espaço digital que tem por objetivo alargar o diálogo à comunidade criativa através da partilha de interesses: “queremos que partilhem connosco o que estão a ler, o que estão a ver. Nos contem ao que estão a prestar atenção, assim como no que andam a trabalhar”.

Rita Nobre Mira, escritora e marketeer, foi a convidada do primeiro episódio sob o tema criatividade. A autora da campanha da APAV “Strong” falou deste projeto e do que lhe chamou mais a atenção no mundo da comunicação, nomeadamente do documentário sobre a Costa Vicentina intitulado “Amor a esta Terra” e do portal de livros Book Gang.

Portal reúne Media Independentes

Desde 21 de setembro que os meios de comunicação social independentes têm à sua disposição o site MediaIndependentes.pt. Criado e gerido por Mário Rui André, que é também co-fundador e diretor do site Shifter, este novo projeto pretende ser um ponto de encontro dos vários projetos independentes de comunicação social e um “veículo de divulgação desses mesmos media para fora dos círculos de cada um. Daqui podem surgir novas colaborações e nascer novas oportunidades”.

A ideia surgiu em plena época de confinamento causada pela pandemia Covid-19 e numa altura em que estavam a ser discutidos os apoios do Governo à comunicação social, apoios esses que não contemplam os meios independentes deixando-os numa posição frágil em termos de sobrevivência financeira. Para Mário Rui André, foi também notória a falta de união destes meios, ou porque não existe uma partilha de contactos entre eles, ou por falta de conhecimento dos projetos que existem, pelo que “os chamados media independentes em Portugal não conseguiram reclamar o seu espaço numa altura em que, como muitas poucas vezes, se falou da importância da comunicação social e da relevância do jornalismo na esfera pública”.

A plataforma MediaIndependentes.pt está organizada por diversas secções sendo que n’A Montra surge a lista dos principais media independentes existentes em Portugal, na secção Na Estante estão disponíveis os títulos que não são formalmente considerados órgãos de comunicação social, em Novidades surgem as notícias sobre os meios e, por fim, na área de Sugestões são apresentadas dicas de livrarias e de outros espaços de valorização da imprensa. O site apresenta também a definição de media independente, sendo que é considerado “órgão independente aquele em que é a própria redação a controlar o meio e os direitos de publicação do título”, ou seja, não estão ligados a “grupos de media, políticos, organizações ou empresas”, pelo que têm menos recursos.

O fundador deixa ainda, no final da apresentação do portal, um alerta: “A sociedade beneficia do jornalismo, da diversidade de órgãos, de vozes e de abordagens. Os independentes fazem e devem fazer parte dessa dinâmica”.

Conceição Lino regressa aos ecrãs da SIC com 15/25

Ano e meio após o seu último projeto televisivo, “A Rede”, Conceição Lino regressa à antena da SIC com uma nova rubrica inserida no “Jornal da Noite”.

Conceição Lino é jornalista fundadora da SIC, e está ligada maioritariamente a programas informativos ou de grande reportagem. Na sua longa carreira na SIC, comandou formatos como “Praça Pública”, “Casos de Polícia,” “Hora Extra” e “Nós por Cá”, mas também deu a cara por programas na área do entretenimento, como o talk show “Boa Tarde“.

Em 2016, entrou nos nosso ecrãs com “E Se Fosse Consigo”, um programa com três temporadas que procurou testar, através de situações ficcionadas, quais as reações e a capacidade de intervir dos portugueses, em temas fraturantes como o racismo ou a violência doméstica. Já em 2019, apresentou “A Rede”, uma série de três reportagens sobre os perigos das redes sociais.

Agora, em 15/25, procura dar voz às novas gerações, ouvir o que estas têm a dizer.
Segundo informação disponível na página do formato, “15/25 é um programa sobre os mais jovens, a geração mais bem preparada de sempre que têm sonhos e vontade de os concretizar. Eles vão falar sobre todos os temas que importam no mundo em que vivemos a sociedade que têm e a sociedade que querem ter.”

15/25 estreia amanhã, no “Jornal da Noite”.

Press releases: Cision revela tendências e boas práticas

Tendo em conta o contexto atual desafiante, a Cision lança o estudo Press releases, Tendências e Melhores Práticas 2020, em que analisa os comunicados ao minuto e identifica as principais estratégias para o sucesso da respetiva comunicação.

Já está disponível, para download gratuito, o estudo Press releases, Tendências e Melhores Práticas 2020. No seguimento do relatório sobre O Estado dos Media 2020, a Cision propõe agora uma análise sobre os mais de 100.000 comunicados distribuídos através da PR Newswire (Cision), especialmente tendo em conta o ambiente desafiante e específico em que nos encontramos.

Analisando por setor e adiantando alguns números, os press releases sobre viagens diminuíram 36%, enquanto que o controlo de doenças infeciosas registou um salto massivo, de 3,140%.

A melhor hora para enviar um press release ou os canais onde se verificam mais visualizações são algumas das tendências que se explicam, bem como as principais técnicas.

Estes dados sobre as melhores práticas para os press releases visam ajudar a identificar padrões que permitem melhorar a comunicação empresarial e vão estar, brevemente, em debate, com destacados profissionais do setor.

“A Equipa” entra em campo dia 21, na TVI 24

Com a nova temporada televisiva chega um novo formato de análise e comentário desportivo.

Joaquim Sousa Martins estará aos comandos deste novo programa, que conta com Rui Pedro Braz, Cândido Costa e Manuel Cajuda como comentadores, bem como com um convidado diferente todas as semanas.

Para além do painel de comentadores fixos e do convidado semanal, “A Equipa” terá igualmente a participação de vários jornalistas espalhados por diferentes partes do mundo, que irão juntar-se à emissão, via Skype, para comentar os vários campeonatos internacionais, como o campeonato italiano, o espanhol, o brasileiro, entre outros.

“A Equipa”, que estreia já na próxima segunda-feira, dia 21, será um programa semanal, com emissão a partir das 22h, na TVI 24.

TVI com informação renovada

O processo de transformação na informação TVI começou em julho, com a entrada do novo Diretor de Informação, Anselmo Crespo, até então Subdiretor de Informação da TSF.

Agora, a TVI tem toda uma nova imagem, com um novo estúdio de informação, o J8, estreado no passado domingo, dia 13, com novas cores e com novo design. O J8 é um estúdio 360º, com tons azuis e vermelhos, e com potencialidades a serem exploradas ao longo dos próximos tempos.

Mas as mudanças da informação da TVI não se restringem à apenas parte visual. Para além do novo estúdio, a TVI conta com novas equipas de informação.

O Jornal das 8, que estreou novo estúdio com a condução, em simultâneo, dos jornalistas José Alberto Carvalho e Pedro Moutinho, será conduzido, em alternância, por estes dois pivots enquanto que Pedro Pinto estará no ar no mesmo horário, mas aos domingos, para além do Jornal da Uma aos dias de semana, agora nomeado J1. O Jornas das 8 tem também uma nova rubrica diária de fact-checking, em parceria com o Observador, apresentada por Pedro Benavides e intitulada “Hora da Verdade”, bem como uma nova rubrica de comentário da atualidade, às segunda feiras, com Miguel Sousa Tavares, intitulada “A Meu Ver”.

Para além do canal generalista, a TVI 24 também conta com novidades na informação. 

O Diário da Manhã é agora comandado pela dupla Pedro Carvalhas e Sara Sousa Pinto, enquanto que as noites passaram a ter como dupla Clara Moita e João Póvoa Marinheiro, à frente do novo formato “Noite 24”.

No que diz respeito ao conteúdo desportivo, ao domingo, Cláudia Lopes vai estar no ar com “Einsteins do Futebol” enquanto, às segundas, Joaquim Sousa Martins comandará “A Equipa”. Já o “MaisFutebol” manterá a sua habitual emissão, às sextas feiras.

Mas as mudanças não ficam por aqui, sendo esperadas mais novidades para breve. “A partir de Janeiro relançamos a nova TVI24. Conceptualmente é um canal de notícias, ponto. Isso significa dar primeiro, estar primeiro, mais comentário, mais análise, mais entrevista, mais valor acrescentado”, referiu Anselmo Crespo em entrevista ao jornal Público.