95 anos do Gazeta das Caldas

A 1 de outubro de 1925 foi publicada a primeira edição do jornal Gazeta das Caldas, o mais antigo jornal do distrito de Leiria e da Região Oeste.

Sedeado nas Caldas da Rainha, o semanário é, atualmente, dirigido por José Luiz de Almeida Silva, mas foi Carlos Querido, juiz desembargador e escritor, natural do concelho, quem assinou o editorial de edição comemorativa dos 95 anos do jornal.

Nesse artigo, o diretor convidado e autor apaixonado pela História, lembrou a importância do jornalismo de proximidade da imprensa local e regional, que “constitui a expressão de um profundo compromisso agregador e a afirmação da identidade das comunidades, pelas raízes comuns, pela ligação territorial, pela afinidade cultural, pela comunhão de interesses.” Carlos Querido, acrescentou, ainda, que “Num mundo em permanente incerteza, com crises económicas e políticas que provocam o naufrágio de projetos jornalísticos de âmbito nacional, sustentados por elevados recursos financeiros, a Gazeta das Caldas prossegue incólume, apesar dos sobressaltos, numa viagem de quase um século, sem fim à vista, porque a missão de um jornal renova-se em cada edição, incessantemente, construindo a sua história à medida que vai registando a história das comunidades que serve.”

O Gazeta das Caldas teve, em julho, uma tiragem média de 8 mil exemplares por edição. É publicado às sextas-feiras, com o preço de capa de 1€.

Global Difusion amplia o portefólio de rádios

A Global Difusion SGPS, grupo da órbita da Igreja Universal do Reino de Deus, adquiriu as rádios Linear e Maiorca. 

A Rádio Linear, que emite a partir de Vila do Conde, e e a Rádio Maiorca, que emite a partir da Figueira da Foz, fazem agora parte do portefólio de rádios do grupo, que já conta, entre outras, com a Record FM, a Rádio Pernes, a Rádio Sem Fronteiras e a Rádio Clube de Gaia.

As operações de aquisição das duas estações de rádio foram assessoradas por Martim Menezes, sócio da Abreu Advogados.

O pedido de cessão do serviço de programas da Rádio Linear motivou um voto de protesto por parte da presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, que contou com a aprovação de todos os vereadores da autarquia.

Igualmente na esfera da Global Difusion SGPS, a Record TV, a mais antiga emissora em atividade no Brasil, comemorou, no passado dia 27 de setembro, o seu 67º aniversário. Esta emissora com perfil multiplataforma, disponível em TV, tablet, computador ou telemóvel, apresenta formatos como telenovelas, reality sows, programas de auditório, entre outros conteúdos. Em Portugal, a Record TV Europa foi inaugurada em 2014, está disponível nas principais operadoras de TV por cabo, e conta com conteúdos de produção nacional como “Portugal no Ar”, “Fala Portugal”, “Crazy World”, “#BoraLá” e “Miúdos Sabem Tudo”.

Acorn TV chegou a Portugal

Depois da Netflix, da HBO Portugal e do Disney+, a partir de 1 de outubro, o público português pode contar com mais uma plataforma de streaming em território nacional.

A Acorn TV surgiu em 1994, nos Estados Unidos, e inicialmente comercializava cassetes VHS. Posteriormente, alargou o seu negócio para a venda de DVDs e de Blu-ray. Em 2013 transformou-se numa plataforma de streaming, que atualmente disponibiliza os seus serviços na Austrália, Canadá, Espanha, Irlanda, México, Reino Unido e, a partir de hoje, também em Portugal.

O custo mensal  de subscrição do serviço é de 2,99€ e a plataforma estará disponível na MEO e na NOS. É apresentado como “o maior serviço de streaming especializado em séries britânicas nos Estados Unidos”, incluindo na sua oferta séries premiadas, provenientes das principais emissoras, como a BBC, ITV, Channel 4, ABC Australia e RTE.

O catálogo deste novo serviço de streaming conta com séries de drama, mistério e comédias britânicas, muitas delas premiadas antes mesmo de chegarem à Acorn TV.

“Doc Martin”, “Striking Out”, “Jack Taylor”, “Agatha Christie’s Partners in Crime” e “The Level” são algumas das séries dramáticas mais aclamadas incluídas neste serviço. Para os fãs das séries de mistério, há “Foyle’s War”, “Indian Summers” e “George Gently”. Para quem prefere a comédia britânica, destaque para “Detectorists”, série vencedora de um BAFTA, “Finding Joy” e, a partir de novembro, “Kingdom”, uma série protagonizada por Stephen Fry.

No mercado nacional, a Acorn TV trabalha em parceria com a AMC Networks International Southern Europe (AMCNISE), empresa que assegura a parte comercial, o marketing, os serviços de relações públicas e a legendagem das séries.

Psico.Tv: Nasce a primeira Tv Online dedicada à Psicologia

Em Portimão, e pelas mãos de Pedro Coelho e Alexandra Jesus, estudantes do Mestrado de Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, nasce a Psico Tv, televisão online dedicada à saúde mental.

Pretendendo dar a “conhecer e divulgar o papel dos profissionais de saúde mental (psicólogos, psiquiatras, entre outros) na presente sociedade”, esta ideia surge no âmbito da realização de um trabalho da Licenciatura de Psicologia, e abraça vários profissionais da área da saúde mental.

Procura ainda informar e esclarecer não só a comunidade académica, mas a sociedade civil sobre o que é a Psicologia e o que esta representa. Com uma vasta plateia de convidados das diversas áreas relacionadas com a saúde mental, assenta sobretudo numa ideia de voluntariado dos seus intervenientes.

Pedro Coelho

Responsável pela criação do projeto e entrevistador principal, é administrador de Man of Birds. Tem larga experiência como Gerente/CEO em várias empresas e é autor do livro de poesia “Gritos Mudos” pela Poesia Fã Clube.

Alexandra Jesus

Responsável pela Comunicação e Agendamento, Divulgação e Criação de Conteúdos. Licenciada em Psicologia e Estudante de Mestrado de Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, possuiu ainda um Curso de General Psychiatric Management for BPD – Harvard Medical School e é autora de diversos livros (“À busca da minha existência”, “Salvador e o seu primeiro animal de estimação”, “Salvador e as profissões”, “Salvador e a Páscoa”, “Matilde e o Inverno”, “Salvador e os países e capitais da União Europeia”, “Salvador viaja de comboio”, “Salvador e a festa de aniversário”, “Salvador dá a volta ao mundo”. “Salvador vai à praia”, “Antagonismo”).

Domingos de Andrade na administração da Global Media Group

Domingos de Andrade, diretor do Jornal de Notícias, passa a integrar a administração da Global Media Group (GMG), como anunciou o próprio jornal, no sábado passado. O grupo deu conhecimento que a “Global Notícias – Media Group, S. A. deliberou proceder à cooptação de Domingos Portela de Andrade como vogal deste conselho, mantendo as funções que vem desempenhando até à data”.

De saída está Luís Ferreira, director-geral comercial da empresa, desde setembro de 2010, de acordo com o divulgado pela Meios & Publicidade.

De lembrar que, na semana anterior, Marco Galinha, do Grupo Bel, comprou 40% da GMG, por quatro milhões de euros, ficando com o controlo das participações deste grupo, proprietário de meios como o JN, DN, TSF, Jogo, M24, Men’s e Women’s Health, Evasões e Volta ao Mundo.

Estreias da SIC e TVI impactam as audiências

A estreia de Cristina Ferreira na SIC, em janeiro de 2019, marcou de forma indelével o cenário das audiências da televisão nacional. Setembro de 2020 marca o regresso da apresentadora à sua “casa-mãe” e, antevendo possíveis oscilações nas audiências, a SIC procurou combater esta mudança com a estreia de novos formatos e com a aposta numa das suas estrelas maiores, Ricardo Araújo Pereira.

Procurámos analisar a evolução das audiências no mês de setembro, para determinar a forma como cada um dos novos formatos apresentados impactou os valores habituais, não só de cada uma das estações, como da concorrência.

Depois de uma presença no “Jornal das 8” de dia 13 de setembro, vista por 1 502 645 pessoas, o regresso de Cristina à TVI teve lugar no “Você na TV” da última segunda feira, dia 21, uma casa onde foi feliz durante quase uma década e meia. Esta emissão especial, que marcou o encerramento de um ciclo, foi apresentada pela dupla que dominou as audiências da manhã durante 14 anos e foi vista por 518 361 telespetadores, um aumento de 65,1% em relação à média de 313 992 telespetadores do “Você na TV, obtida entre os dias 1 e 20 de setembro.

Na passada quarta-feira, dia 23 de setembro, foi dia de estreia do seu novo formato “Dia de Cristina”, um programa que esteve no ar entre as 10h e as 13h e, depois, entre as 16h e as 19h. A liderança nas audiências ficou dividida entre a TVI, que venceu a manhã, e a SIC, que dominou o período da tarde. A emissão matinal do “Dia de Cristina” foi vista por 582 684 telespetadores, um aumento de 62,6%, perante a média de 358 327 telespetadores de televisão, nesse período, durante os dias úteis, entre o dia 1 e 22 de setembro. Nesse mesmo horário, a SIC garantiu 425 107 telespetadores, um número abaixo do da TVI, mas 22,6% acima da média de 346 738 telespetadores de televisão obtida nesse mesmo período, aos dias de semana, entre o dia 1 e 22 de setembro. Já no período da tarde, a SIC apostou numa entrevista a Marco Paulo no programa “Júlia”, que foi a primeira aparição do cantor, após cerca de um ano de afastamento para lutar contra um tumor. No período entre as 16h e as 19h, a SIC foi vista por 541 281 telespetadores, enquanto que a emissão da tarde do “Dia de Cristina”, que contou com uma entrevista a Jorge Jesus, garantiu 436 818 telespetadores. À imagem do que havia acontecido no período da manhã, ambos os canais garantiram audiências superiores aos valores médios habituais, durante a semana, neste mesmo período, entre os dias 1 e 22 de setembro. A SIC subiu 21,3%, dos 446 196 para os 541 281 telespetadores, enquanto que a TVI subiu 31,4%, dos 332 455 para os 436 818.

Nesta guerra das audiências, importa igualmente destacar a estreia da segunda edição do “Big Brother – Revolução” em 2020, na TVI, no passado dia 13, que, na primeira meia hora de programa garantiu uma média de 1 436 415 telespetadores, um valor 78,4% acima dos 805 349 obtidos pela TVI no domingo anterior, nesse mesmo período. Esta estreia, com 1 539 804 telespetadores, foi o programa mais visto de dia 13, garantindo um rating de 15,9 e um share de 30,3% para a TVI, seguido pelo “Jornal da 8”, igualmente da TVI, que, com a presença de Cristina Ferreira no final da emissão, granjeou 1 317 065 telespetadores, que se traduzem num rating de 13,6% e num share de 26,1%.

No que diz respeito às estreias da SIC, o maior destaque vai para o regresso de “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, de Ricardo Araújo Pereira, cuja primeira série havia terminado a 28 de junho. Esta estreia, no passado domingo, dia 20, foi vista em por 1 374 895 pessoas, um valor 34,1% acima do obtido pela TVI no mesmo período – 1 025 063 telespetadores – e novamente um aumento de 22,9%, relativamente à média obtida neste período pela SIC nos dois primeiros domingos do mês, que rondou os 1 119 161 telespetadores.

Igualmente em estreia na SIC, na passada terça-feira, dia 22, a rubrica 15/20, apresentada por Conceição Lino, inserida no Jornal da Noite da SIC, obteve uma audiência de 1 183 186 telespetadores. Analisando a média de audiências obtidas pela SIC, nesse mesmo período, nas três primeiras terças-feiras do mês, é possível de verificar um aumento de 5,2% na audiência média do canal, que habitualmente rondava os 1 124 929 telespetadores.

Apesar de todas estas estreias e mudanças no panorama da TV nacional, há algo que se mantém no que diz respeito às audiências de setembro, que é a posição de líder da SIC. Nos primeiros 23 dias deste mês, a SIC liderou 20, sendo suplantada em apenas 3 dias. As três vitórias da TVI foram obtidas nos dias 13, 15 e 23 de setembro e ficaram marcadas, respetivamente, pela entrevista de Cristina Ferreira, no “Jornal das 8” TVI, logo seguida pela estreia da segunda edição do “Big Brother – Revolução”, pela partida “Paok x Benfica”, para a Liga dos Campeões, e pela estreia do formato “Dia de Cristina”.

A análise Cision apresentada baseia-se no número médio de telespetadores que assistiram a cada programa de TV.

Fonte de dados: CAEM/GfK