SIC lança OPTO a 24 de novembro

A plataforma OPTO, anunciada no início de outubro, no 28º aniversário da SIC, já tem o seu lançamento marcado para 24 de novembro.
Este serviço de streaming terá duas modalidades, uma gratuita, com acesso limitado aos conteúdos em língua portuguesa e de produção nacional, tais como séries, documentários, novelas, sketches humorísticos e outros formatos; e uma versão premium onde, para além dos conteúdos anteriormente referidos, estarão disponíveis outros programas e séries exclusivos, antestreias de episódios de telenovelas da SIC, gravações automáticas da SIC generalista dos últimos 30 dias, e conteúdo informativo à medida, com noticiários diários com a duração de 10, 15 ou 20 minutos.
Segundo Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, “A SIC nasceu líder. Líder na independência. Líder no inconformismo. Líder na inspiração. O futuro da SIC passa por fazer sempre mais e melhor. E hoje damos mais um passo nesse caminho, através do lançamento de uma nova plataforma que revolucionará o panorama dos media em Portugal e, mais importante, constituirá uma nova forma do nosso público poder aceder aos melhores conteúdos audiovisuais portugueses”.
Disponível em https://opto.sic.pt/inicio, o acesso à versão gratuita requer apenas o registo por parte dos utilizadores, sendo que a versão premium, terá um custo de 3,99 euros por mês ou de 39,99 euros por ano, em Portugal. No estrangeiro, o preço será de 6,99 euros, e incluirá ainda o acesso à emissão da SIC Notícias. Até à data de lançamento, está a decorrer uma campanha promocional para residentes em Portugal em que a subscrição, no primeiro ano, custará apenas 29,99 euros.
Raminhos explica “Físico Química” na Comercial

A partir da próxima semana, António Raminhos vai juntar-se a Diogo Beja e a Joana Azevedo no programa das tardes da Comercial, Já Se Faz Tarde, com a sua nova rubrica diária Físico Química, onde se propõe a desvendar as complexidades e os meandros de manter um relacionamento saudável.
Como divulgou no seu Instagram “A premissa disto é simples. As questões sobre relacionamentos e a eterna dicotomia homem/mulher vão estar sobre o meu escrutínio. E porquê? Porque estou há 20 anos com a mesma companheira, em alguns momentos contra a minha vontade, tenho três filhas, também uma ou outra contra a a minha vontade, e no panorama mediático português o meu relacionamento é sinónimo de estabilidade e de esperança para milhares de portugueses. Por isso, todos os dias estarei no ar para analisar com Diogo Beja e Joana Azevedo todas estas questões e ajudar quem nos escuta. Este espaço contará ainda com a opinião e questões dos ouvintes que antecipadamente poderão lançar as suas próprias dúvidas para serem analisadas numa pública terapia de casal.”
Físico Química será transmitido de segunda a sexta e tem estreia marcada para a próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, pelas 19:15h, na Comercial.
Sustentabilidade é com a Fair News
Fair News é a nova revista digital dedicada ao tema da sustentabilidade. É caracterizada por seis secções distintas: Penso, Logo Sou Sustentável (opinião), Uma Conversa Com (entrevista), Histórias Que Nos Inspiram (sobre marcas, pessoas, projetos e objetos), Vamos Mudar (dicas), Ecoglossário (palavras para salvar o mundo) e, Diz-me O Que Fazes, Dir-te-ei Quem És (inquérito).
Joana Dias da Cunha, diretora editorial da revista, refere: “A Fair News está aqui para sensibilizar as pessoas sobre o impacto das suas decisões diárias, trazendo conteúdos credíveis e de qualidade, dirigidos tanto a quem que ainda está longe desta consciencialização como àqueles que já se esforçam para melhorar o seu estilo de vida de forma a terem um menor impacto no planeta e nas pessoas”.
Para além da direção editorial da Fair News, Joana Dias da Cunha é fundadora e CEO da Fair Bazaar, marketplace que reúne marcas sustentáveis de moda, beleza e casa. Licenciada em Gestão pela NOVA SBE de Lisboa e com mestrado em Marketing pela Universidade Católica de Lisboa, a sua experiência profissional tem sido concentrada em torno da moda, e-commerce e empreendedorismo.
Também o Conselho Editorial da publicação reúne personalidades como António Pires de Lima (Economista), Catarina Holstein (Talent Strategist), Laurinda Alves (Professora de Comunicação, Liderança e Ética na Nova SB), Luís Amado (Diretor executivo da B Lab Portugal), Patrick Dias da Cunha (Empresário) e Pedro Norton de Matos (Economista e Empresário).
Inicialmente, a publicação atualizará os seus conteúdos quinzenalmente, mas, a curto prazo, o objetivo é fazê-lo semanalmente apresentando uma “informação sustentável para uma vida mais consciente”.
CR7 com COVID-19: 31 mil notícias em 3 dias

A notícia de que Cristiano Ronaldo tem COVID-19 surgiu em cerca 31 mil artigos online, desde que a informação foi tornada pública, no passado dia 13, e nos dois dias subsequentes. De acordo com uma análise Cision, os artigos sobre os casos de infeção de diversas personalidades têm vindo a marcar a agenda mediática.
Desde antes de ser declarada como pandemia, a COVID-19 tem tido uma presença diária e vincada em todos os meios de informação. Além dos números que têm determinado a sua evolução, uma das principais razões será o impacto mediático dos próprios infetados.
Há uma semana, a informação de que Cristiano Ronaldo está infetado com o novo coronavírus marcou a atualidade mediática nacional. Entre os passados dias 13 e 15, foram veiculados 30.964 artigos online sobre o facto de o capitão da Seleção Nacional de Futebol ter COVID-19.
De acordo com uma análise Cision, além de Cristiano Ronaldo, Donald Trump, Boris Johnson, Tom Hanks, Carlos de Inglaterra e Jair Bolsonaro lideram quanto ao número de notícias sobre personalidades que testaram positivo ao SARS-CoV-2, cada um deles com mais de 41 mil artigos online associados, no período desde o dia em que se soube que estavam infetados até aos dois dias seguintes.
O Presidente dos EUA destaca-se no topo do ranking, com 217.860 artigos online em três dias, tendo sido divulgado que Donald Trump tinha COVID-19 no passado dia 2.
Ainda no mês em que surgiram os primeiros casos em Portugal, foram conhecidos os casos de Boris Johnson (27 de março), Tom Hanks (12 de março) e Carlos de Inglaterra (25 de março). Em três dias. foram divulgados 64.942 artigos online sobre o primeiro-ministro britânico, 59.311 sobre o ator norte-americano e 44.678 sobre o príncipe de Gales.
Já em julho, o Presidente do Brasil testou positivo à COVID-19, tendo sido veiculados 41.197 artigos online entre os dias 7 e 9 do mesmo mês.
O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as notícias com referência a cada uma das personalidades estudadas veiculadas em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisadas no dia em que se tornou pública a informação sobre a infeção e nos dois dias seguintes.
A atualidade nacional e internacional, vistas de fora para dentro

Num período da história em que a população mundial se debate com um problema comum, a pandemia de COVID-19, aproveitámos para analisar os formatos Mundo Sem Muros, da RTP 3, e Invasões Bárbaras, da SIC Notícias, dois programas de televisão que se centram na opinião e debate entre personalidades e jornalistas internacionais, residentes em Portugal, sobre as notícias e a atualidade nacional e internacional.
Ainda que estes dois programas não sejam concorrentes diretos, uma vez que as suas transmissões acontecem em horários muito distintos, um nas manhãs de sábado, outro nas madrugadas de domingo, a similaridade entre estes dois formatos levou-nos a analisar qual teve a preferência dos telespetadores portugueses no último mês.
Nas suas primeiras quatro emissões, Invasões Bárbaras foi visto, em média, por 30712 pessoas. O episódio com maior audiência foi o do último domingo, dia 18, com 47148 telespetadores e um share de 3,10%. No sentido inverso, a emissão deste formato com menor audiência foi a de dia 4 de outubro onde, com 19334 telespetadores, atingiram um share de 1,02%.
Já Mundo Sem Muros teve, nas últimas quatro emissões, uma média de 13947 telespetadores. O episódio com maior audiência neste período foi o do dia 03 de outubro, com 20706 telespetadores e um share de 1,28%. Inversamente, a emissão com menor audiência neste período foi para o ar no último sábado, dia 17, tendo sido vista por 5490 telespetadores, que resultaram num share de 0,33%.
Invasões Bárbaras estreou no passado dia 29 de setembro, na SIC Notícias, e, como foi referido anteriormente, conta com apenas quatro emissões. É moderado pela jornalista Iryna Shev e tem como painel de comentadores a luso-britânica Helga Saraiva-Stewart, Founder & CEO da Lead-Results e docente na NOVA SBA, José Milhazes, jornalista nacional que residiu mais de 40 anos na Rússia, onde foi correspondente para vários meios de comunicação nacional, e Olivier Bonamici, o jornalista desportivo franco-italiano que reside em Portugal há mais de 20 anos. A sua periodicidade é semanal, com emissão nas madrugadas de domingo, tendo início por volta das 0:00h e uma duração de aproximadamente 50 minutos.
Segundo a SIC Notícias, Invasões Bárbaras traz-nos “Quatro olhares cruzados com raízes ucranianas, franco-italianas, luso-eslavas e anglo-saxónicas sobre o retângulo nacional (e não só)”.
Mundo Sem Muros estreou em julho de 2017 e já vai na sua 4ª temporada, com mais de 120 episódios transmitidos. Tem como moderador o jornalista Paulo Dentinho e um painel de comentadores composto por Catarina Demony, correspondente da Reuters UK em Portugal, Giuliana Miranda, jornalista brasileira em Portugal desde 2015, que acompanha a atualidade nacional e outros temas europeus para a Folha de São Paulo, Marcello Sacco, jornalista freelancer italiano, correspondente em Portugal para diversos meios de comunicação italianos, e Miguel Szymanski, escritor e jornalista que trabalha na Alemanha e em Portugal, correspondente para o semanário Der Freitag e para o jornal Portugal Post, que comenta também a atualidade nacional para várias televisões e rádios na Alemanha e na Áustria. Mundos Sem Muros é um programa semanal, com transmissão aos sábados de manhã, por volta das 11 horas, e com uma duração de cerca de 46 minutos.
A RTP apresenta Mundos Sem Muros como um “programa semanal sobre temas da atualidade com a presença de correspondentes da imprensa internacional em Lisboa.”.
A análise Cision apresentada baseia-se no número médio de telespetadores que assistiram a cada programa de TV.
Fonte de dados: CAEM/GfK
“É ou não é?” A atualidade em debate na RTP

Com o encerrar de um ciclo de 18 anos de Prós e Contras, que teve a sua última emissão no dia 28 de setembro, está aberto o espaço para um novo formato de debate dos temas mais relevantes da atualidade na estação pública de televisão.
É ou não é tem estreia marcada para a próxima terça feira, dia 27 de outubro, e é apontado pela estação pública como “o novo grande programa debate da RTP, onde os principais assuntos da atualidade vão ser discutidos com especialistas e comentadores”. O objetivo deste novo formato é a análise e o debate “dos assuntos nucleares do presente – Saúde, Educação, Justiça – mas também dos desafios com que o futuro nos interpela designadamente o tecnológico e o ambiental. A ideia é fazer uma reflexão tão interessante quanto profunda, num espaço que se pretende ser inovador.”
Aos comandos deste novo programa estará Carlos Daniel, um profissional com vasta experiência jornalística, que já passou por meios de comunicação como a Antena 1, a TSF ou a SIC, e que moderou formatos como “Debate da Nação”, “Ordem do Dia” e “Termómetro Político”.
Segundo o canal de televisão pública “poucas vezes terá feito tanto sentido questionarmos o que é ou não é, quando temos diariamente de distinguir o que é verdade e falsidade, realidade efetiva ou alternativa, entre informação e propaganda, ciência e crença, certeza histórica e negacionismo. É ou não é?”