Filipa Galrão n’As Três da Manhã, da Renascença

O programa matinal da Rádio Renascença conta, desde a passada segunda-feira, com a nova protagonista, Filipa Galrão, que se junta a Ana Galvão e Joana Marques.
A entrada da locutora na equipa d’As Três da Manhã surge no seguimento do espaço deixado por Carla Rocha, que passa para as manhãs de sábado, entre as 7h e as 10h.
Licenciada em Comunicação Comunicação Social e Cultural, com mestrado em Relações Internacionais, Filipa Galrão é locutora de rádio no Grupo Renascença desde outubro de 2008, na Rádio Mega Hits, onde se estreou, como repórter no Rock in Rio e onde apresentou o programa Filhas da Pop. Apresentou, ainda, os podcasts Tudo o Resto, com Rui Maria Pêgo (o primeiro programa com uma dupla nas tardes da Rádio, em Portugal) e Só Pra que Saibas, ao lado de Teresa Oliveira. Atualmente, era possível ouvir o seu trabalho em “Manhã, Manhã”, na Rádio Renascença, com Daniel Leitão, aos sábados de manhã.
Em 2021, a Rádio Renascença conta, ainda, com um novo painel de comentadores: Henrique Monteiro, Graça Franco, Henrique Raposo e o pedopsiquiatra Pedro Strecht.
Jornal Económico integra João Marcelino na Redação

A partir do próximo dia 1 de fevereiro, João Marcelino vai assumir a função de redator principal do Jornal Económico, reforçando a ligação ao título, sobretudo na área da Política nacional.
O profissional, que tem colaborado com o jornal como cronista, é igualmente comentador no Canal 11 e foi diretor do Diário de Notícias, Correio da Manhã e Record. Foi ainda fundador da Sábado e colaborador na TSF e RTP.
Pedro Cruz chega a acordo para saída da SIC

Pedro Cruz chegou a acordo para a saída da SIC no final do mês, tendo deixado de exercer o cargo de subdiretor de Informação na passada segunda-feira. O jornalista trabalhava há 22 anos no canal, tendo sido responsável pela Redação na cidade do Porto ao longo de 14 anos.
Neste âmbito, a SIC fez saber que a saída acontece por vontade do jornalista e que a Direção de Informação vai manter-se inalterada. A estação de Paço de Arcos deixou ainda palavras de agradecimento a Pedro Cruz por “todo o empenho e profissionalismo demonstrados ao longo de todos estes anos, nomeadamente, em alguns dos períodos mais difíceis de transformação da Impresa, em que soube assumir cargos de grande responsabilidade”.
No percurso do jornalista contam-se passagens pela delegação portuense do Diário de Notícias.
ERC: Serviços exclusivamente online são os que mais sobem

Os registos de serviços distribuídos exclusivamente pela Internet foram os que mais cresceram ao longo do último ano, revela a ERC.
De acordo com a informação pública e atualizada mensalmente pelo regulador dos media, no final do ano passado verificavam-se 2.472 registos, dos quais 1.716 eram publicações periódicas, 305 empresas jornalísticas, duas empresas noticiosas e 129 serviços de programas distribuídos exclusivamente pela Internet.
“Apesar de o ano ter características atípicas provocadas pela pandemia da COVID-19, o número de órgãos de comunicação social e de empresas proprietárias manteve-se, com ligeiras flutuações”, indica ainda a entidade reguladora. Em comunicado no respetivo site, a ERC explica, então, que “foi no número de serviços de programas distribuídos exclusivamente pela Internet que houve o maior aumento, mais 22 registos, dos quais três são televisivos e os restantes 19, de rádio”.
Quanto ao número de publicações periódicas, este “seguiu uma tendência de decréscimo verificada há vários anos”.
News on News, à quinta-feira

O projeto editorial News on News, com as novidades semanais sobre Comunicação Social, Media e Influenciadores Digitais, passará a estar disponível à quinta-feira.
Este radar da CISION Portugal, em forma de newsletter, integra, ainda, toda a informação sobre os mais recentes estudos CISION, como análises e rankings mediáticos ou de audiência, bem como as tendências na área de Comunicação e Marketing.
À quinta-feira, de forma cómoda e gratuita, receba na sua caixa de correio eletrónico as notícias sobre as notícias.
Debate de Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura é o vencedor de audiências


Decorridos 15 dos 21 debates televisivos entre os candidatos para as Presidenciais 2021, a Cision analisou a audiência média alcançada nestes debates, considerando as transmissões em direto, nos canais generalistas e/ou informativos.
A SIC foi a anfitriã dos dois debates que obtiveram o maior número de telespetadores. O frente a frente entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura, emitido na passada quarta-feira, granjeou uma audiência média de 1 693 233, na SIC e de 145 519 telespetadores, na SIC Notícias. O debate entre Marisa Matias e André Ventura, na quinta-feira, obteve uma audiência média de 1 425 010 telespetadores, na SIC e 126 697, na SIC Notícias.
Para além destes, apenas o debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e João Ferreira, na TVI e, em simultâneo, na TVI24, na segunda-feira, passou o milhão de telespetadores, com 1 021 730 telespetadores, no canal generalista e 56 282, no canal informativo.
Os debates transmitidos apenas nos canais informativos alcançaram, naturalmente, menor visibilidade, sendo o de João Ferreira e Tiago Mayan, na quarta-feira, na TVI24, o menos visto, com 36 980 telespetadores.
Hoje e amanhã decorrem os seis debates em falta e, no dia 12, terá lugar o debate final, com os 7 candidatos, na RTP1. O dia do sufrágio para a eleição do Presidente da República está marcado para 24 de janeiro, mas a data está a ser questionada, nomeadamente por alguns candidatos, dada a situação pandémica atual.