Net & Siga reforça literacia digital

Dirigido a pessoas com mais de 50 anos, o Net & Siga é um site que disponibiliza informações sobre como fazer compras online, usar as redes sociais, o homebanking ou os serviços do Estado na Internet de forma segura. O projeto reúne a DECO Proteste e a Google e está disponível em www.netesiga.pt.

Em comunicado da organização de Defesa do Consumidor, Tito Rodrigues, Public Affairs & Media Relations da DECO Proteste, explica que esta parceria tem como objetivo “reforçar a literacia digital junto dos portugueses com mais de 50 anos que, no meio desta corrente pandémica, se viram forçados a uma acelerada conversão ao digital, procurando entregar-lhes ferramentas para que possam tirar o máximo partido da Internet”.

A DECO Proteste considera ainda que as vantagens da utilização da Internet superam os perigos, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

91,5 MHz: RDP África disponível na zona do Porto

A frequência de 91,5 MHz foi atribuída à RDP África, passando o canal a estar disponível na zona do Porto, anunciou o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

Esta frequência “estava disponível”, explicou Nuno Artur Silva, que falava na Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação, considerando ainda “uma excelente oportunidade de fazer chegar o canal RDP África ao Norte”.

Até ao momento, a RDP África estava presente nas regiões de Lisboa, Coimbra e Faro. Além da emissão online, tem várias frequências em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Neste âmbito, o governante sublinhou ainda que a “relevância da RTP é medida pelo conjunto dos seus canais”, não tendo gostado que tivesse sido feita “uma referência que menoriza a Antena 3 pelo facto de eventualmente não ter a audiência que têm, por exemplo, as rádios comerciais”.

Júlio Magalhães sai do Porto Canal

A Direção do Porto Canal já não integra Júlio Magalhães, que abandonou a estação. Por sua vez, Tiago Girão permanece como diretor de Informação.

Em comunicado da Administração da empresa Avenida dos Aliados, S.A., a saída é reportada no âmbito de um “reposicionamento do canal a partir da singularidade de que desfruta por ser a única estação televisiva de âmbito nacional a emitir a partir do Porto”.

O antigo diretor d’ O Jogo Manuel Tavares passa a exercer funções como administrador executivo e Francisco De La Fuente como diretor de Programas de Entretenimento”, indica a mesma informação.

Ambos eram membros do Conselho de Administração da Avenida dos Aliados, S.A.

Júlio Magalhães despediu-se da TVI em janeiro de 2012 para assumir funções enquanto diretor-geral do Porto Canal que, por sua vez, abre agora “uma nova etapa na sua história de 14 anos”.

Visão Verde: novo caderno e site

A Visão tem como compromisso, para 2021, o reforço da cobertura informativa e a mobilização para o tema do Ambiente, com o novo caderno mensal, Visão Verde, já disponível em banca, mas, também, através de um site, newsletter e podcast, entre outros projetos.

O suplemento, em suporte de papel, tem periodicidade mensal e conta com 16 páginas de artigos de fundo, entrevistas, reportagens, estudos e números, coordenadas pelo jornalista Luís Ribeiro, que acompanha o tema há 20 anos.

A aposta é reforçada a nível digital, com o lançamento da secção Visão Verde, realizado no passado dia 16, que contém atualizações diárias, entrevistas semanais com investigadores, ativistas e outras personalidades, em vídeo e contando com um podcast, uma newsletter e outros registos multimédia.

A Visão, publicada há 28 anos, contava com uma edição anual dedicada integralmente ao Ambiente, desde 2007. No ano passado, o seu festival, Visão Fest Verde, foi sobre sustentabilidade e integrou a programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Pedro Leal Diretor de Informação da Renascença

Pedro Leal, atual Diretor Geral de Produção da Renascença desde 2017, passa, agora, a acumular com o cargo de Direção de Informação da Rádio, liderando a informação das estações Renascença, RFM e Mega Hits. O jornalista, cujo percurso profissional teve início no Comércio do Porto e no Semanário, integrou a equipa do Grupo Renascença, em 1987.

A vaga surge com a saída de Graça Franco, que assumiu o cargo, entre 2009 e o final de 2020. Em comunicado do grupo é anunciado que Graça Franco continuará a colaborar com o Grupo Renascença Multimédia, enquanto comentadora e colunista.

Audiências televisivas dos debates presidenciais

Concluídos os 22 debates televisivos entre os sete candidatos para as Eleições Presidenciais 2021, incluindo o debate final que reuniu todos os candidatos, a Cision analisou o número médio de telespetadores alcançado nos debates, tendo por base as emissões em direto, apresentando a soma da audiência média dos canais informativos e generalistas, quando transmitidos em simultâneo.

Nos 3 debates com maior audiência, o protagonista comum foi André Ventura. O frente a frente entre o líder do Chega e Marcelo Rebelo de Sousa granjeou maior audiência média, com 1 838 752 telespetadores, seguido pelo debate com Marisa Matias, com 1 551 707 telespetadores e, em terceiro lugar, o debate com Ana Gomes, visto, em média, por 1 284 098 de telespetadores, todos transmitidos nos canais generalistas e informativos.

A análise dos debates emitidos apenas nos canais noticiosos revela que os que conseguiram maior audiência contaram com a presença de Vitorino Silva, sendo o primeiro entre o candidato de Rans e André Ventura (223 873 telespetadores), o segundo, com Marcelo Rebelo de Sousa (208 539 telespetadores) e, o terceiro, com Ana Gomes (154 343 telespetadores).

Por oposição, dos três debates com menor visualização, Vitorino Silva e Tiago Mayan são intervenientes em dois. O debate que juntou os candidatos João Ferreira e Tiago Mayan obteve a menor audiência média (36 980 telespetadores), seguido pelo debate entre Vitorino Silva e Tiago Mayan (50 574 telespetadores) e pelo frente a frente entre Vitorino Silva e Marisa Matias (91 956 telespetadores). Estes debates foram transmitidos, apenas, nos canais noticiosos.

O último debate, no passado dia 12, reuniu todos os candidatos, mas não despertou grande curiosidade do público, já que não passou do 9.º lugar da tabela de audiências, com 544 358 telespetadores. A realização deste evento esteve em dúvida, no seguimento do resultado positivo do atual Presidente no teste à covid-19 (PCR). Dadas as circunstâncias, Marcelo Rebelo de Sousa participou no debate, por teleconferência.

A RTP1 foi anfitriã de seis dos dez debates apresentados nos canais generalistas, enquanto as estações privadas, SIC e TVI, receberam dois. Os dois debates moderados pela SIC foram os vencedores de audiências, juntando-se ao pódio, em terceiro lugar, o canal público, RTP1.

O sufrágio para a eleição do Presidente da República está marcado para o dia 24 de janeiro.