Media europeus partilham conteúdos contra fake news

Numa iniciativa “pioneira” no âmbito da luta contra a desinformação, a RTP integra um conjunto de dez media de serviço público europeus que vão partilhar conteúdos online a traduzir em várias línguas.
Pretende-se assim promover “notícias de confiança produzidas pelas contrapartes de toda da Europa” e, de acordo com um comunicado da União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), os conteúdos multilingues irão fornecer uma “perspetiva pan-europeia sobre questões de interesse fundamental para as audiências nacionais”, atuando ainda “como um contrapeso eficaz à desinformação e retórica divisiva propagada via plataformas das redes sociais”.
Além da RTP (Portugal), estão envolvidos media da Alemanha (BR-ARD), Bélgica (RTBF), Espanha (RTVE), Finlândia (YLE), França (France Télévisions), Irlanda (RTÉ), Itália (RAI) e Suíça (SWi swissinfo.ch), bem como a emissora franco-alemã e europeia ARTE.
“Prevê-se que mais emissoras se inscrevam no serviço conforme a iniciativa ganhe impulso, adicionando novos idiomas à oferta geral de conteúdo”, reporta a EBU.
“Momentos decisivos” é a nova série documental do Jornal da Noite, na SIC
Estreia, hoje, dia 27, o primeiro dos quatro episódios da nova série documental informativa, “Momentos Decisivos”, apresentada no Jornal da Noite, da SIC.
A situação pandémica transformou o mundo e criou novos rumos. 2020 registou vários momentos decisivos, que serão o tema central desta série documental. “Estado Crítico” é o primeiro episódio, que acompanha o médico intensivista, Roberto Roncon, coordenador do Centro de Referência ECMO do Hospital de São João, no último turno do ano.
“Momentos Decisivos” é um trabalho da jornalista Lúcia Gonçalves, com imagem de Joaquim Gomes, João Pedro Tiago e Luís Dinis; edição de Imagem de Miguel Castro; produção de Ana Luísa Barroso e Grafismo de Luís Bispo.
A série ficará, ainda, disponível, na plataforma de streaming da SIC, OPTO.
TVI: “Esta Manhã” estreia segunda-feira

O novo programa das manhãs da TVI estreia segunda-feira, dia 1 de fevereiro, juntando informação e entretenimento no horário das 7h00 às 10h00. Os apresentadores são Nuno Eiró e a jornalista Sara Sousa Pinto, a quem se juntam Iva Domingues e os jornalistas Pedro Carvalhas e Susana Pinto. O programa também vai ser emitido na TVI 24.
O formato foi apresentado pela diretora de Entretenimento e Ficção, Cristina Ferreira, e pelo diretor de Informação da TVI, Anselmo Crespo. Para a jornalista Sara Sousa Pinto, esta é uma forma de “estar o mais próximo possível das pessoas” e, por sua vez, Nuno Eiró referiu que as “conversas vão crescer da informação para o entretenimento”.
Os blocos informativos ficam sob a responsabilidade do jornalista Pedro Carvalhas, enquanto que a jornalista Susana Pinto vai viajar pelo país para dar a conhecer Portugal. A apresentadora Iva Domingues vai dar a conhecer as novidades relacionadas com o mundo de entretenimento.
“Luz verde” para a OPA sobre Media Capital
A Autoridade da Concorrência (AdC) emitiu um parecer sobre a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada sobre Media Capital, tendo deliberado “adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração” da Pluris Investment com a dona da TVI. A decisão é suportada pela ANACOM e pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a quem a AdC solicitou parecer depois da notificação da empresa de Mário Ferreira sobre a operação de aquisição de 70% do capital do grupo dono da TVI.
Recorde-se que esta OPA foi lançada em resposta a uma determinação da CMVM. Apesar de ter recebido “luz verde” dos reguladores, a operação só poderá avançar depois de ser determinado um preço.
Em comunicado, “a Pluris congratula-se com a análise e decisão dos três reguladores e pelo equilíbrio revelado nas posições por eles tomadas”. De acordo com a mesma informação, a ERC, que tem parecer vinculativo nos negócios dos media, não se opôs “à operação de concentração notificada, por não se concluir que tal operação coloque em causa os valores do pluralismo e da diversidade de opiniões”.
Por sua vez, a ANACOM considerou que, “analisados os elementos disponibilizados relativos à operação de concentração em análise, releva-se que a mesma não suscita questões concorrenciais relevantes nos mercados de comunicações eletrónicas”.
Alcance Potencial dos Candidatos Presidenciais nas Redes Sociais

Dada a situação pandémica no país e as medidas de confinamento, a comunicação entre os sete candidatos à Presidência da República e a população teve de ser ajustada, a uma realidade que desaconselha a proximidade física. Os media tradicionais mantêm o papel de principal fonte de divulgação das mensagens dos candidatos junto da população, mas os canais digitais assumem redobrada relevância neste processo comunicacional.
Apenas dois candidatos, Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias, não dispõem de uma página online ou de redes sociais dedicadas, especificamente, à candidatura; o atual Presidente da República conta, apenas, com uma página de Instagram (@presidentemarcelo), criada em 2016 e Marisa Matias utiliza as redes sociais de que dispunha, enquanto deputada.
Não obstante a discrepância cronológica entre as redes sociais dos diferentes candidatos, é Marisa Matias que obtém o maior alcance potencial (216 667 potenciais contactos), no total de seguidores das principais redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. É necessário ter em consideração que nem todos os candidatos utilizam as quatro redes sociais e, ainda, que existem seguidores comuns, entre redes, pelo que não se deve considerar este valor em número de pessoas, mas, sim, em potenciais contactos.
Quando analisada, isoladamente, cada rede social, é Ana Gomes que granjeia o maior número de seguidores numa só rede social, alcançando 110 447 seguidores, no Twitter. No Facebook, Marisa Matias é a candidata mais seguida (107 080), Marcelo Rebelo de Sousa consegue o maior número de seguidores no Instagram (96 261) e António Vitorino, no YouTube (1 230). O único candidato que indica a página de LinkedIn, no site da sua candidatura, é Tiago Mayan.
O número de seguidores dos candidatos, nas redes sociais, foi recolhido esta manhã, a 3 dias das eleições presidenciais 2021.
Nos media tradicionais, a Televisão reúne o maior valor de audiência e é possível rever, aqui, a análise do número de telespetadores dos debates televisivos, para as presidenciais, realizado pela Cision.
Relembre, também, a análise Cision à presença dos candidatos de 2016, nos media e nas redes sociais.
YOUTUBE | ||||
Marisa Matias (Páginas da Deputada) | 40 247 | 107 080 | 69138 | 202 |
Ana Gomes (Páginas da Candidatura) | 15 707 | 14 936 | 110 447 | N/A |
Marcelo Rebelo de Sousa (Página do Presidente) | 96 261 | – | – | – |
António Vitorino (Páginas da Candidatura) | 7 087 | 20 547 | 11 728 | 1 230 |
João Ferreira (Páginas da Candidatura) | 6 665 | 17 774 | 5 954 | 677 |
Tiago Mayan (Páginas da Candidatura) | 5 591 | 10 230 | 8 694 | 164 |
André Ventura (Páginas da Candidatura) | 3 537 | 9 144 | – | 957 |
Rádio Observador disponível na região de Aveiro

Desde ontem, a Rádio Observador está disponível no distrito de Aveiro e em vários concelhos do Grande Porto. Com antena em São João da Madeira, a frequência 88.1 FM pode ser ouvida em pode ser em Aveiro, Santa Maria da Feira, Gaia, Arouca, Vale de Cambra, Valongo, Gondomar, Espinho, Ovar, Ílhavo, Estarreja, Vagos, Ílhavo, Águeda, Albergaria-a-Velha, Murtosa e Sever do Vouga, entre outras localidades.
Com os 98.7 fm na Grande Lisboa e dos 98.4 fm no Grande Porto e Braga, esta torna-se, assim, a terceira frequência que transmite a Rádio Observador.