Bernardo Ferrão e Patrícia Moreira na Direção de Informação da SIC

A direção de Informação da SIC passa a ser constituída pelo diretor Ricardo Costa, José Gomes Ferreira e Bernardo Ferrão como diretores-adjuntos e as subdiretoras Marta Reis e Patrícia Moreira. Joana Beleza irá ocupar a função de coordenadora executiva da área de Podcast, acumulando com o atual, de editora de Multimédia do Expresso.
De acordo com o comunicado do grupo Impresa, liderado por Francisco Pedro Balsemão, “estas alterações decorrem das óbvias necessidades de adaptação e transição digital – no quadro do plano estratégico da Impresa, da alteração de hábitos dos espetadores e utilizadores -, que obrigam à existência de uma direção que consiga responder, em simultâneo, aos desafios editoriais imediatos e à antecipação das alterações de oferta”.
Estas alterações ocorrem após a saída, no final do mês de janeiro, do jornalista e sub-diretor de informação Pedro Cruz, que integrou a direção até ao final do passado mês de janeiro e depois de 22 anos de colaboração com o grupo.
Bernardo Ferrão, apresentador do Expresso da Meia Noite e Polígrafo SIC, integrou a equipa da estação televisiva em 1999. Em março de 2014, transitou para o jornal Expresso, como editor de Política, regressando à SIC após dois anos, como sub-diretor de informação, onde ascende, agora, ao cargo de diretor-adjunto. Em 2015, lançou a biografia não autorizada de António Costa, “Quem disse que era fácil?“, escrita em parceria com Cristina Figueiredo.
A jornalista e atualmente subdiretora Patrícia Moreira desempenhou o cargo de formadora de jornalistas e editores de imagem do sistema digital de edição, na SIC.
Instagram do Público finalista nos Global Media Awards e Media nacionais mais seguidos na rede social

O Público é o único órgão de comunicação social nacional nomeado para os Global Media Awards 2021, na categoria de Melhor Uso de Redes Sociais/Marcas Nacionais, tendo apresentado um conjunto de trabalhos desenvolvidos, durante o ano de pandemia, para o Instagram, onde conta, atualmente, com 371.819 seguidores.
Neste prémio atribuído pela International News Media Association (INMA), que reúne jornalistas e meios de 72 países, incluindo Reuters, New York Times, Washington Post ou Guardian, o Público concorre com a revista Economist (Reino Unido), o jornal New Zealand Herald (Nova Zelândia), o jornal Hindustan Times e a revista India Today (Índia) e o grupo Blick (Suíça) e o vencedor será escolhido por um júri e anunciado no dia 3 de Junho.
De acordo com o jornal, “o Público tem apostado em descodificar e explicar os grandes temas noticiosos a uma audiência tendencialmente mais jovem através de uma abordagem multimédia, conjugando vídeo, fotografia, infografia e texto, com um especial foco no combate ao coronavírus e à desinformação“.
A nomeação deveu-se ao crescimento do diário português no Instagram.
A Cision comparou o número de seguidores dos meios mais seguidos no Instagram, em janeiro de 2020, com os atuais e regista, no Público, o maior crescimento, de 78,9%, tendo destronado o meio impresso com mais seguidores em janeiro de 2020, a Vogue Portugal. Apesar de ser a publicação mais seguida nesta rede social, o Público surge na tabela após as Rádios Comercial e RFM e os canais TVI, SIC e SIC Notícias.
Media nacionais mais seguidos no Instagram
Media | Seguidores Janeiro 2020 | Seguidores Março 2021 | Variação |
Rádio Comercial | 785 082 | 978 116 | 24,6% |
RFM | 545 344 | 674 259 | 23,6% |
TVI | 464 654 | 652 887 | 40,5% |
SIC | 225 410 | 394 235 | 74,9% |
SIC Notícias | 223 220 | 380 875 | 70,6% |
Público | 207 798 | 371 819 | 78,9% |
Vogue Portugal | 231 345 | 316 349 | 36,7% |
Sport TV1 | N/A | 348 993 | N/A |
5 Para a Meia Noite | 222 857 | 303 848 | 36,3% |
NiT New in Town Online | 201 811 | 293 965 | 45,7% |
Meios ordenados pelo número de seguidores, em 2021
Fonte da imagem: Instagram do Público
Pano Cru, projeto digital da ex-editora da Elle

Após o encerramento da revista Elle, em Portugal, em fevereiro deste ano, a ex-editora Margarida Brito Paes lançou a plataforma digital Pano Cru, que inclui newsletter, com conteúdos mensais e gratuitos sobre moda, disponível a partir de segunda-feira, dia 15.
Este espaço digital será atualizado mensalmente e disponibilizará novidades, artigos de reflexão, reportagens e entrevistas com os principais profissionais do setor da moda.
Também nas redes sociais da fundadora deste projeto estão publicados conteúdos relacionados com a Pano Cru, estando já disponíveis as entrevistas a Gonçalo Peixoto, Maria Helena, Constança Entrudo e Maria Carlos Baptista no Instagram de Margarida Brito Paes.
Fonte da imagem: Instagram de Margarida Brito Paes
Vencedores das Bolsas de Jornalismo em Saúde

Os cinco jornalistas vencedores das Bolsas de Jornalismo em Saúde 2020, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas (SJ), com parceria da Roche, foram divulgados ontem, terça-feira, numa cerimónia digital, com transmissão na página do Facebook do SJ e no site da farmacêutica.
Após a análise de mais de 30 candidaturas, na segunda edição deste evento, o júri escolheu os cinco projetos premiados, cada um com uma bolsa de 2.000€:
- Alexandre Costa (freelancer)
A experiência em que todos estamos a participar – O impacto da Internet e das múltiplas plataformas online a nível cognitivo e neurológico
- Margarida David Cardoso (Fumaça)
‘Eu já não quero um amanhã’ – Análise sobre como é viver com uma doença mental
- Paulo Barriga (freelancer)
Suicídio no Alentejo em tempos de Covid-19
- Helena Gatinho (freelancer)
Isolamento Social: O cérebro pode ficar diferente?
- Vitalino José Santos (sinalAberto)
A medicina personalizada em hemato-oncologia
O júri responsável pela avaliação dos trabalhos foi composto por Isabel Nery, do Sindicato dos Jornalistas, Ricardo Encarnação, Diretor Médico da Roche, Graça de Freitas, Diretora-Geral da Saúde, Constantino Sakellarides, Médico e Professor Catedrático e Sara Sá, jornalista.
Jornal Económico com a opinião de Rui Calafate

A partir de sexta-feira, Rui Calafate junta-se à equipa de colunistas do Jornal Económico, com a coluna semanal Maquiavel para Principiantes e um podcast sobre política nacional, media e comunicação. O consultor de comunicação e diretor da Special One Comunicação é, também, autor da coluna FactorRacional, no jornal Record.
O Jornal Económico conta, atualmente, com uma tiragem de dez mil exemplares e com uma circulação de edições impressas e digitais de 9.373 exemplares, em média, por edição. No suporte online, o semanário soma uma média de 130.489 visitas diárias.
Rui Calafate começou como jornalista no extinto jornal Semanário, escreveu artigos no jornal A Capital, foi diretor e criador da revista Política Moderna, fundador e director-executivo da revista PM-Política Mesmo, autor do blog It’s PR Stupid!, inativo desde o final de 2018 e conta com mais de sete mil seguidores no Facebook. Até ao final de 2020, foi colunista do ECO – Economia Online. Desempenhou funções na Câmara Municipal de Lisboa, como responsável pela Assessoria de Imprensa e Comunicação, durante a presidência de Pedro Santana Lopes. Foi Senior Political Consultant na YoungNetwork, entre 2007 e 2009.
Fonte da imagem: Facebook de Rui Calafate
Ana Guedes Rodrigues na RTP3

Após a saída do Porto Canal, no final de janeiro, a jornalista e ex-diretora de informação Ana Guedes Rodrigues integra, a partir de 15 de março, a equipa de redação da estação pública.
A seu cargo ficará a apresentação do espaço informativo 18/20, da RTP3, de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h. A jornalista ocupará a vaga deixada por Estela Machado que, na mesma data, assume as funções de apresentadora e diretora-adjunta de informação no Porto Canal.
Ana Guedes Rodrigues terminou a ligação de sete anos com o Porto Canal duas semanas após a saída de Júlio Magalhães da estação.
Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, a jornalista estagiou na delegação da TVI, no Porto, tendo depois passado para a delegação algarvia, onde permaneceu durante um ano. Foi jornalista do Porto Canal durante três anos, até 2008 e, em 2009, regressou à TVI, como pivô do Diário da Manhã e do Jornal da Uma, tendo o seu contrato terminado, em 2013. Nessa altura, regressou ao Porto Canal, sob a direção geral de Júlio Magalhães, onde foi nomeada, em 2014, diretora de informação, cargo que desempenhou até 2019, quando foi substituída por Tiago Girão.
Fonte da imagem: Instagram de Ana Guedes Rodrigues