Negócios com site renovado

O Negócios, site de informação económica e financeira, apresentou-se hoje com uma estrutura totalmente renovada. O objetivo passa por melhorar a experiência do utilizador, tanto no PC como no mobile. Para tal, a nova versão surge com algumas alterações no design, que permitem mostrar mais informação aos leitores e em formatos mais atrativos, como os “long form”. Há ainda um reforço do grafismo permitindo dar maior destaque à fotografia, ao vídeo e aos eventos em direto.

O site obteve, em junho de 2020, uma média de 171 042 visitas diárias.

Ana Leal anuncia saída da TVI

Depois de 20 anos ao serviço da TVI, Ana Leal anunciou, na passada sexta-feira, a sua saída da estação de Queluz de Baixo.

A jornalista partilhou esta novidade com os seus seguidores das redes sociais numa publicação emocionada, em que faz um apanhado das experiências e emoções vividas na TVI e onde agradece a muitos dos seus colegas que a acompanharam nesta jornada.

“20 Anos de TVI que chegaram ao fim. Moro num livro envelhecido pelo tempo. Hoje abri esse livro. As imagens sucedem-se. São a minha existência. O que vi. O que senti. O que ninguém poderá contar por mim. Nomes. Lugares. Pessoas. Rostos. Expressões. Montanhas. Vales. Cores. Cheiros. Medo. Esperança. Memórias. O que nunca me conseguirão tirar porque fui eu que escrevi essas linhas. Hoje chorei. Amanhã será outro dia.”

“A todos quero agradecer a fase mais feliz da minha vida enquanto jornalista. Foram momentos de prazer e de dever cumprido. Durante o programa Ana Leal emitimos cerca de 100 reportagens de investigação, que incomodaram poderes instalados e pessoas que se julgavam intocáveis. Voltaria a fazer tudo da mesma forma, com o orgulho de quem não se verga a nenhum tipo de pressão”.

Importa recordar que, no passado dia 26 de maio, Ana Leal foi alvo de um processo disciplinar pela divulgação, ao conselho de redação, de emails que trocou com a direção da informação da TVI, fruto de divergências internas acerca da emissão de reportagens. Em causa esteve a suspensão do programa “Ana Leal”, alvo de críticas por parte dos jornalistas que integravam a equipa do programa.

Já em 2013 a jornalista havia sido suspensa, após ter feito uma participação, também ao conselho de redação, contra uma notícia sua retirada do alinhamento do Jornal das 8.

Ainda assim, segundo Helena Forjaz, diretora da Comunicação da Media Capital, Ana Leal “sai de comum acordo com a TVI”.

Mediatismo da Covid-19, em Portugal

Nos meses de abril, maio e junho, a CISION captou 620.647 notícias relativas à pandemia Covid-19, nos meios de comunicação social portugueses, com o número de artigos sobre este tema a diminuir mensalmente.

Distribuição Mensal de Notícias

As questões económicas foram abordadas em 0,72% dos artigos que mencionavam o novo coronavírus, os progressos médicos surgiram em 0,19% destas notícias, enquanto os temas relativos aos mercados financeiros foram mencionados em 0,03% dos artigos.

No período destes três meses, o surto ocupou 43,65% da agenda mediática, tendo alcançado os 54,74%, no mês de abril.

Durante o confinamento, verificou-se um aumento significativo das audiências na Televisão e nos sites de informação geral e foi, precisamente, neste tipo de meios que se registou o maior volume de conteúdos alusivos à pandemia, mas com os meios online a contabilizarem, praticamente, 2/3 do total de artigos captados. De seguida, apesar de bem distante, surge a TV, com 11,93% das notícias sobre a Covid-19, onde se assistiu, em vários canais, a um aumento dos blocos noticiosos.

Distribuição de Notícias sobre Covid-19 por tipo de meios

O nome da figura pública nacional com mais presenças nas notícias relativas à Covid-19 foi o do Primeiro Ministro, António Costa, referido em 5,6% dos artigos, seguido pelo do Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, que surgiu em 3,1% dos conteúdos e de Graça Freitas, diretora da Direção Geral de Saúde, mencionada 3% das notícias.

Personalidades Nacionais em Notícias sobre Covid-19

Quanto aos protagonistas internacionais que obtiveram maior atenção mediática nacional, durante o segundo trimestre deste ano, os Presidentes dos EUA e do Brasil e o Primeiro Ministro britânico (que esteve internado nos cuidados intensivos, devido à Covid-19) destacaram-se, com 3,9%, 2,2% e 1,5% das menções, respetivamente.

No que diz respeito aos países mais referidos nas notícias portuguesas sobre o novo coronavírus, apenas o primeiro lugar do mediatismo faz coincidir personalidade e país, com os EUA no topo das menções, mas com a China a alcançar o segundo lugar e a Espanha, o terceiro.

Personalidades Internacionais em Notícias sobre Covid-19
Países Referidos nas Notícias sobre Covid-19

Relativamente às empresas associadas aos conteúdos sobre a pandemia, a companhia aérea portuguesa TAP reúne, sensivelmente, o dobro dos artigos da segunda empresa mais referida, a NOS, com 1,61% e 0,86%, respetivamente. A Google encontra-se no terceiro lugar, com 0,70% das menções.

Empresas em Notícias sobre Covid-19

Esta análise teve por base as notícias referentes à Covid-19, entre 1 de abril e 30 de junho, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (Online, Televisão, Imprensa e Rádio), monitorizados pela CISION.

A CISION disponibiliza, gratuitamente, entre outros serviços, o relatório semanal Insights, com os destaques da agenda mediática nacional, no contexto da informação sobre a COVID-19, aqui.

“What’s Up? TV” estreia dia 3

Depois de mais de três meses ausente dos ecrãs, Carolina Patrocínio regressa em grande e prepara-se para estrear o programa “What’s UP? TV”, na SIC Mulher.

A apresentadora utilizou a sua conta de Instagram para divulgar a estreia deste novo formato: “Não pareço mas estou mais nervosa do que nunca! Hoje fui conhecer o cenário do ‘What’s Up’ que estreia esta sexta-feira na SIC Mulher”.

Na página dedicada ao novo programa, a SIC Mulher descreve o What’s Up TV como “um magazine dos tempos modernos. Conversas muito práticas em que a Atitude será sempre o foco principal… aquela Atitude que muitas vezes precisamos mudar. Conversas conduzidas por quem domina a área do Lifestyle e conhece os convidados certos e especialistas mais indicados para influenciar, inspirar e dar muitas dicas imperdíveis.”

Este novo programa de lifestyle vai trazer dicas e sugestões de moda, maquilhagem, decoração, entre muitos outros temas.

Estreia sexta-feira, dia 3 de julho, às 14h30.

Disney+ chega a 15 de setembro

Após, em novembro passado, se ter estreado em mercados como o dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Holanda, o serviço de streaming Disney+ planeia a sua expansão no mercado europeu, chegando, em março, ao Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça e, em setembro, a Portugal, Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Luxemburgo e Islândia.

Esta plataforma, que concorre diretamente com a Netflix e a HBO Portugal, dá acesso aos conteúdos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, bem como a conteúdos originais e exclusivos, e estará disponível por 6,99 euros mensais ou por 69,99 euros, caso se opte por uma assinatura anual.

O Disney+ pode ser acedido através da maioria dos dispositivos móveis, smart tvs, computadores, consolas de jogos e dispositivos de streaming. Pode ser visualizado em quatro ecrãs em simultâneo, com downloads ilimitados em até 10 dispositivos. Cada conta poderá ter até 7 perfis, onde serão disponibilizadas recomendações personalizadas, incluindo contas infantis, que terão menus simplificados e acesso restrito a conteúdos apropriados para a faixa etária.

Curso para detetar fake news

No passado dia 23, teve início o segundo curso online, Cidadão Ciberinformado, lançado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em parceria com a agência Lusa, com o objetivo principal de identificar a veracidade das informações publicadas online.

Entender o que são as fake news, como surgiram, como se propagam, porquê e como combatê-las e o papel do jornalismo na luta contra a desinformação são, ainda, temas-chave do curso, com carga horária aproximada de 3h.

O estudo recente da CISION sobre O Estado dos Media, onde foram entrevistados mais de 3.200 jornalistas, de 15 países da América do Norte e do Sul, da Europa e da Ásia, indica que a desconfiança nos meios de comunicação social está a diminuir, aos olhos dos jornalistas. Pelo quarto ano consecutivo, os inquiridos consideram haver uma diminuição da desconfiança do público em relação aos media, com 59% dos inquiridos a considerar que o público desconfia dos conteúdos mediáticos, face aos 63%, em 2019, 71%, em 2018 e 91%, em 2017.

Em contrapartida, o estudo Digital News Report 2020 da Reuters, relativo a Portugal e realizado junto da população geral, indica que Portugal, em ex aequo com a Finlândia, tem o índice mais alto, 56%, de confiança nas notícias em geral. Contudo, de acordo com os estudos anteriores da Reuters, este valor tem diminuído nos últimos anos, sendo de 62%, em 2018 e 58%, em 2019. Já a confiança nas notícias das redes sociais, em Portugal, em 2020, é de 28%.