Shifter lança revista trimestral

Fotos de Manuel Casanova/Shifter

Setembro é o mês de lançamento da primeira edição da revista trimestral Shifter. No seguimento do site, criado em 2013, com novidades sobre tecnologia, ciência, marcas, web, cultura, música, ciência e entretenimento e com o objetivo de questionar o progresso tecnológico e o futuro da sociedade, surge agora a primeira edição, em papel, da revista Shifter.

Com conteúdos originais, que só estarão disponíveis na versão impressa e não no site, esta primeira edição conta com um conjunto de ensaios, reportagens e crónicas que têm como pano de fundo o Covid-19, a pandemia que, desde março afeta a sociedade mundialmente.

O preço de capa é de 10€, podendo a revista ser adquirida na loja online (10€ – preço normal ou 15€ – preço solidário) ou por aqueles que contribuem mensalmente com pelo menos 10 € através do Patreon. Também os que apoiam o Shifter com um mínimo de 5€ terão a oportunidade de receber a revista em PDF. À venda foi igualmente colocada a folha de autocolantes (5€) sendo que as doações para o Shifter podem ser realizadas através da loja online. De realçar que para ser sustentável, o Shifter precisa de cerca de 4 mil euros por mês, valor que permite cobrir o vencimento de três pessoas que trabalham diretamente no projeto e respetivos colaboradores. Atualmente, o projeto recebe cerca de 600 euros da sua comunidade.

Oeiras disponibiliza acesso gratuito a jornais e revistas online

Desde sexta-feira, dia 10, os leitores inscritos nas Bibliotecas Municipais de Oeiras podem aceder, gratuitamente, a mais de 7.000 publicações, nacionais e estrangeiras, através do PressReader.

A Câmara Municipal de Oeiras divulgou que o acesso à aplicação está disponível, através dos dispositivos móveis (telemóvel ou tablet) ou no computador dos seus munícipes, permitindo consultar milhares de revistas e jornais de todo o mundo.

A informação foi, ainda, disponibilizada na página de Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras, indicando que este serviço foi criado com o intuito de “encontrar soluções para fazer chegar aos utilizadores informação de qualidade e de fontes credíveis, por meio digital”.

Os munícipes de Oeiras que não estejam inscritos nas respetivas Bibliotecas Municipais podem proceder aqui à pré-inscrição, enviando posteriormente o comprovativo de morada por email, para oeirasaler@cm-oeiras.pt.

Grupo Impala em teletrabalho definitivo

O grupo proprietário da VIP, TV 7 Dias, Nova Gente, Maria, Mulher Moderna na Cozinha e Crescer informou os trabalhadores que vão permanecer definitivamente em teletrabalho e que o edifício da sede, em Sintra, está a ser transformado, com o objetivo de o rentabilizar.

De acordo com informação divulgada pela agência Lusa, na passada segunda-feira, a intenção de manter os trabalhadores em teletrabalho foi tomada numa reunião com os diretores das revistas.

Em resposta escrita à Lusa, o administrador do grupo, Jacques Rodrigues informa que a “empresa irá definir a situação futura de teletrabalho em função da lei”, uma vez que os contratos dos trabalhadores definem aquelas instalações como o local de trabalho. Acresecenta, ainda, que ” O Edifício Impala terá atividades de entretenimento já em fase de adaptação, mas sem prejuizo do setor editorial, com a respetiva ocupação de espaço e meios que se entenderem necessários”.

Judite Sousa associa-se ao projeto Inside Now

Judite de Sousa, ex diretora de Informação da RTP e da TVI, vai moderar debates de saúde no projeto Inside Now, plataforma digital dedicada a profissionais de saúde que visa dar a conhecer a nova realidade dos serviços hospitalares.

A primeira edição multimédia terá lugar na próxima quinta-feira, dia 17, e conta em estúdio com o presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Victor Gil, e a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Maria João Bugalho. Em análise estará o impacto que a pandemia de COVID-19 teve no diagnóstico e tratamento dos doentes destas duas áreas da Saúde. O debate poderá ser acompanhado em insidenow.newsfarma.pt.

Sobre este novo projeto, a jornalista refere: “Associo-me a este projeto pioneiro para, com rigor e espírito informativo, suscitar as principais questões que interpelam médicos das diferentes especialidades e o funcionamento da rede hospitalar. As consequências da pandemia levam-nos a refletir e a perguntar sobre a nova situação de saúde pública. Questionar com as perguntas certas e as respostas dos especialistas”.

O site Inside Now, pertencente ao grupo News Farma, é dedicado à nova realidade dos centros hospitalares face à situação epidémica de COVID-19. É caracterizado pela partilha de notícias, reportagens, webinars e outros conteúdos informativos sendo transversal a todas as especialistas médicas, dando igualmente voz a administradores e a diretores de serviços hospitalares.

Judite de Sousa nasceu no Porto, em 1960. Licenciada em História, ingressou na RTP com 18 anos e aí se manteve até 2011, onde chegou a diretora-adjunta de informação da RTP, coordenadora e apresentadora dos programas “Grande Entrevista” e “Notas Soltas”. Entre fevereiro de 2011 e outubro de 2019 esteve na TVI, onde fez parte da equipa da Direção de Informação. Em 2016, 2017 e 2018 foi eleita pela revista Executiva como uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal. Em 2017 e 2018 foi distinguida “Personalidade Cinco Estrelas”, na categoria jornalismo e recebeu o Prémio de Jornalismo do Instituto de Lusofonia. Em fevereiro de 2019 foi-lhe atribuído o prémio de Jornalismo e Literatura do Instituto de Lusofonia, no âmbito da Universidade da Sorbonne e dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura franceses.

É autora de vários livros, sendo os mais recentes: “Segredos” (2015); “Pensar, Sentir, Viver” (2017); “Não me olhes com esse tom de voz” (2018); “Duas ou três coisas sobre mim” (2018); e “Político Esfaqueado ou é Morto ou é Eleito” (2018).

Hora da Verdade, o fact-checking do Observador na TVI

“Hora da Verdade”, a rubrica de fact-checking do Observador, estreia hoje, dia 14 de setembro, como rubrica diária do Jornal das 8 da TVI, apresentada por Pedro Benevides .

Segundo o Observador, esta parceria será “um espaço dedicado à verificação de factos nos temas com maior impacto mediático e assenta na investigação feita pelos jornalistas do Observador. Além disso, todas as sextas-feiras, o principal noticiário da noite da TVI dedicará um segmento inteiro à verificação de informações, com a presença de especialistas que ajudarão a desconstruir os dados falsos que vão contaminando o debate no espaço público.”

Importa recordar que o Observador foi o primeiro órgão de comunicação social nacional a integrar a International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute for Media Studies, o maior e mais influente grupo de fact-checkers em todo o mundo. Em 2019, integrou a rede europeia de verificação de factos na campanha para as eleições para o Parlamento Europeu, a FactCheckEU e, já em abril deste ano, associou-se à #CoronaVirusFactsAlliance, uma rede mundial de fact checkers em defesa da informação rigorosa em tempos de pandemia.

Anselmo Crespo, diretor de informação da TVI, considera que o “Observador tem currículo invejável porque foi pioneiro nos fact-checks”. Já para o Observador “Esta nova parceria com a TVI é mais um passo na construção deste projeto, porque só com informação rigorosa se pode construir um debate público esclarecido.”

Agosto foi o mês com menos notícias sobre Covid-19

A 2 de março foram registados os primeiros casos de Covid-19, em Portugal. Durante os seis meses seguintes foram captados, pela CISION, 1.103.944 artigos relativos a este tema, no espaço editorial português, representando 38,84% do total de notícias.

Em abril, a pandemia esteve presente em mais de metade das notícias nacionais, mas o seu mediatismo foi decrescendo gradualmente, até ocupar 1/4 do espaço editorial, em agosto.

A premente necessidade de atualização da informação dos meios online tornou-os no tipo de meio onde foi captada a maioria dos artigos sobre a Covid-19.

A CISION analisou, ainda, os principais protagonistas associados às notícias da pandemia, nestes 6 meses, entre março e agosto.

Este estudo teve por base as notícias referentes à Covid-19, entre o início de março e o final de agosto deste ano, veiculadas em mais de dois mil meios de comunicação social nacionais (Online, Televisão, Imprensa e Rádio), monitorizados pela CISION.

A CISION disponibiliza, gratuitamente, entre outros serviços, o relatório semanal Insights, com os destaques da agenda mediática nacional, no contexto da informação sobre a COVID-19, aqui.