Chá das Três sobre igualdade de género no jornalismo
A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) promove, no dia 17, o encontro virtual de mulheres jornalistas, Chá das Três, com Paula Sofia Luz, Analú Bailosa e Cláudia Martins, para refletir sobre a igualdade de género no contexto profissional dos meios de comunicação social.
Vários estudos indicam que as mulheres estão sub-representadas em cargos de chefia nos meios de comunicação social e consideram, mais frequentemente, deixar a profissão. É este o mote para a organização do I Encontro Virtual de Mulheres Jornalistas, uma iniciativa das docentes do curso de Comunicação Social da ESEV, Joana Martins e Liliana Carona.
O painel de convidadas conta com a presença de Paula Sofia Luz, jornalista, sindicalista e ativista, que falará sobre “Mulheres em cargos de direção dos jornais… do passado para o presente – evoluímos assim tanto?. Analú Bailosa, estudante de jornalismo e mentorada no projeto De Mulher para Mulher, da Rede de Jovens para a Igualdade, apresenta a iniciativa que originou o primeiro website de jornalismo com perspetiva de género em Portugal: o aborda.pt. A repórter de pista da Antena 1, Cláudia Martins, refletirá sobre o tema Ser jornalista de desporto: desafios de género.
O encontro decorrerá online, entre as 15h00 e as 17h00, na próxima quinta-feira. O acesso à sessão é aberto e pode ser efetuado através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84096788041.
Luís Mendonça eleito Presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão
Luís Alberto Loureiro Mendonça, diretor da Rádio Universidade FM e do jornal Notícias de Vila Real, foi eleito presidente da Direção da Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR), para o triénio 2022/2024, com 84 votos, contra os 56 da lista adversária, liderada por Rui Pêgo.
Tendo ocupado o cargo de vice-presidente na direção anterior direção, Luís Mendonça pretende dar destaque à questão do pagamento dos direitos conexos, relativos à utilização de prestações e fonogramas e a urgente alteração da Lei da Rádio.
A APR representa grande parte dos operadores de Rádio, em Portugal, locais, regionais e nacionais, assim como o operador do serviço público de Rádio.
A tomada de posse ocorrerá no a 26 de fevereiro, às 12 horas, em Vila Real.
Anselmo Crespo nomeado Diretor de Novos Conteúdos da TVI
Após ter sido substituído, a 2 de fevereiro, na Direção de Informação da TVI, Anselmo Crespo assume novo projeto profissional, como responsável pela Direção de Novos Conteúdos do canal, reportando diretamente a José Eduardo Moniz, Diretor-Geral da TVI, há uma semana.
A 1 de setembro de 2020, Anselmo Crespo integrou os quadros do grupo Media Capital, como Diretor de Informação da TVI, após ter assumido, durante quarto anos, a sub-direção da TSF. Antes, foi editor de política e coordenador de noticiários da SIC, estação onde esteve 12 anos.
A Direção de Informação da estação de Queluz de Baixo está a cargo de Nuno Santos, desde o início de fevereiro.
“O Conselho de Administração da Media Capital agradece à direção cessante a dedicação ao longo dos últimos 18 meses. Uma particular palavra de agradecimento é dirigida a Anselmo Crespo, com quem o Grupo continua a contar”, referia o comunicado que dava conta da alteração.
Novo podcast Multiversos da NiTfm é dedicado à poesia
Estreou, no sábado, o mais recente podcast da NiTfm, Multiversos, da autoria da poetisa Ana Cláudia Santos. O formato, com periodicidade semanal, emitido às 18h e com uma duração entre os 10 e os 15 minutos, debruça-se sobre a poesia, com o intuito de destacar poetas emergentes, mas, também, recordar a obra de autores consagrados e de desmistificar alguns preconceitos sobre o tema.
Os episódios, a solo, de momento, contarão com poetas emergentes convidados, no futuro, mas contêm todos, no mínimo, a leitura e declamação de um poema de um jovem poeta e outro de um poeta reconhecido e uma breve discussão sobre um tópico ligado ao mundo poético.
De acordo com a autora, o principal objetivo com este podcast é “descomplicar a poesia e desmistificar certos preconceitos quanto ao tema. Quero demonstrar que a poesia pode ser algo simples e fácil, sem lhe retirar a profundidade“.
Ana Cláudia Santos é a vencedora do concurso New Talent 2021.
Revista iAlimentar em parceria com a Verakis
A revista técnica iAlimentar, dedicada à indústria agroalimentar, firmou parceria com a Verakis, com o objetivo de dar a conhecer ao mercado português informação técnica sobre os temas que marcam a atualidade agroalimentar, europeia e nacional, junto da indústria, empresas e dos leitores. A Verakis, instituição francesa que trabalha com a mediação e a disseminação das ciências dos alimentos e alimentação, tem como principal meta melhorar o fluxo e a qualidade das informações veiculadas entre os profissionais e especialistas, tanto para setor privado como para o público.
Ana Clara, diretora da iAlimentar, afirma que “É com grande orgulho que firmamos esta parceria, pois só com as entidades que trabalham e produzem o conhecimento técnico e científico, é possível cumprir a nossa missão: produzir informação técnica e especializada, credível e fidedigna, e disseminá-la junto dos agentes do setor”, salienta, acrescentando que, “desde a primeira hora, percebemos que a Verakis é uma instituição com provas dadas no mercado agroalimentar europeu e que será uma grande mais-valia à disseminação do conhecimento em Portugal”.
De acordo com a diretora da Verakis, Juliana T. Grazini dos Santos, “A Verakis acredita que o intercâmbio de informações, a partilha cultural e as visões sobre um mesmo assunto, a promoção de informações adequadas e de qualidade, e a melhoria de bens, serviços, produtos e recursos humanos através da sensibilização, valorização e esclarecimento de temas e assuntos relacionados com a alimentação e nutrição, só podem contribuir para a melhoria da alimentação humana e animal, considerando a alimentação desde a produção primária de alimentos (agricultura e pecuária), passando pela transformação e distribuição, até ao consumo nas suas várias perspetivas”.
A iAlimentar, nascida no ano passado, centra-se na indústria alimentar portuguesa, que aborda as empresas, profissionais, associações e entidades nacionais que atuam no setor. Produz informação técnica, promovida através de uma plataforma de comunicação multicanal, seja através de notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião ou de índole técnico-científica. Tem como principal objetivo a divulgação e comunicação de informação atual sobre a atividade, soluções, processos e tecnologias da indústria alimentar em Portugal, desde os fabricantes aos embaladores, passando pelo retalho, centros de investigação, universidades e profissionais do setor. Entre os temas abordados, destacam-se os que, maioritariamente, representam o setor: ingredientes, aditivos, produção, rotulagem, embalagem, packaging, logística, distribuição, retalho, segurança alimentar, indústria 4.0, economia circular e robótica.
Esta revista é propriedade da Induglobal, que conta com mais seis publicações técnicas multicanal: a Agriterra, Novoperfil, O Instalador, InterPlast, InterMetal e EngeObras.
IDG Communications, proprietária da Computerwold, é agora Foundry
Nascida em 1964, a multinacional IDG Communications, editora de meios de comunicação especializados em tecnologia, dados e serviços de marketing, a operar em Portugal através das marcas Computerworld e CIO, adquiriu quatro empresas nos últimos 18 meses, transformou-se e mudou de nome. “Com a mudança de marca de IDG para Foundry, consolidamo-nos como uma empresa que gera e inova com dados”, sublinha o seu CEO Kumaran Ramanathan.
“Propusemo-nos a executar uma estratégia para reinventar os nossos negócios numa nova era de marketing de tecnologia, onde dados e tecnologia de marketing são projetados para funcionar perfeitamente juntos, impulsionados pelo nosso ecossistema global de marcas editoriais”, explica Kumaran Ramanathan, presidente da recém-criada Foundry.
A alteração para Foundry, que surge após a editora ter sido comprada pela Blackstone, no ano passado, tem como principal intuito posicionar a marca como um ecossistema interconectado de media, tecnologia e dados. Aproveitando os seus dados, a Foundry pretende acompanhar todo o percurso do comprador de tecnologia, desde o conhecimento e compreensão dos sinais de intenção, até o aumento do envolvimento e da conversão. A empresa também pretende ajudar os fornecedores e agências de tecnologia a atingir os seus objetivos, combinando soluções de media: publicidade, geração de leads, conteúdo, estudos ou eventos.
Neste sentido, Jason Tenenbown, diretor de estratégia da Foundry, revela: “O que vimos é uma crescente desconexão entre os canais de vendas e marketing. A nossa estratégia tem sido alavancar os nossos dados com tecnologias de marketing proprietárias para preencher esta lacuna, criando um conjunto de produtos e serviços baseados em resultados que atendem às necessidades dos nossos clientes.”