“Escolha do Consumidor 2021”, nos Media

A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor anunciou, ontem, as marcas vencedoras da “Escolha do Consumidor 2021”, que alcançaram os graus de satisfação mais elevados, junto dos consumidores, durante o ano de 2020. A 9.ª edição destes prémios analisou 218.641 avaliações de consumidores, relativas a 724 marcas, de vários setores, entre eles o da Comunicação Social.

No que diz respeito a apresentadores de televisão de conteúdos informativos, a SIC alcançou os dois primeiros lugares do pódio, com Rodrigo Guedes de Carvalho a destacar-se (39,8%), seguido de Bento Rodrigues (17,3%) e com a RTP a obter o terceiro lugar, através de José Rodrigues dos Santos (14,3%). Relativamente aos comentadores, Ricardo Mexia, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, foi quem conseguiu melhor avaliação junto dos consumidores, com 30,6%, seguido de Luís Marques Mendes, comentador da SIC, com 24,5% e Paulo Portas, comentador da TVI, com 18,4%.

Meios de Comunicação Social vencedores da “Escolha do Consumidor 2021”:

A Bola – Imprensa Desportiva
Briefing – Imprensa Online de Negócios Marketing
Caras – Imprensa Informação Social
Continente Magazine – Imprensa Culinária
Exame – Imprensa de Negócios
Exame Informática – Imprensa Tecnologias
Expresso – Imprensa Semanários
Negócios – Imprensa Económica
Marketeer – Imprensa de Marketing
Men’s Health – Imprensa Lifestyle e Masculina
Notícias ao Minuto – Imprensa Online
Notícias Magazine – Imprensa de Lazer
Público – Imprensa Diária
Rádio Comercial – Rádio: Entretenimento
RTP – TV: Entretenimento em Canal Generalista
SIC – TV: Informação em Canal Generalista
SIC Notícias – TV: Canal Especializado de Informação
SIC Radical/ Mulher – TV: Canal Especializado em Entretenimento
Sport TV – TV: Canal Especializado de Informação Desportiva
TSF – Rádio: Informação
Visão – Imprensa Revistas Semanais
Vogue – Imprensa Feminina e de Moda
Volta ao Mundo – Imprensa Viagens

A nível global, a marca que granjeia a melhor satisfação/recomendação é o Oceanário de Lisboa, na categoria “Espaços de Lazer e Entretenimento para Família, em Lisboa”, com uma avaliação de 93,07%, seguido pelo grupo de hospitais Lusíadas Saúde, na categoria “Hospitais Privados”, com 90,72%, e, a completar o topo, a Peugeot, com 89,92%.

Foi, ainda, avaliado o comportamento de entidades oficiais, relativamente à gestão da pandemia, tendo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, obtido a melhor avaliação, com 28,6%, seguido da Ministra da Saúde, Marta Temido, com 27,6% e do Primeiro Ministro, António Costa, com 21,4%.

Em ano de maior preocupação sanitária, surgiram novas exigências dos consumidores, na avaliação das marcas, com destaque para o atributo “higienização”, que se veio juntar aos clássicos atributos, relacionados com a qualidade, atendimento e transparência, entre outros.

Consulte aqui a lista completa de vencedores do “Escolha do Consumidor 2021”.

Audiências das entrevistas para as Presidenciais, na RTP1

Fonte de dados: GfK/CAEM

Teve início, esta semana, a série de entrevistas aos candidatos à Presidência da República 2021, a transmitir durante o mês de dezembro, na RTP1 e RTP3, entre as 21h00 e as 21h30, conduzidas por João Adelino Faria. A Cision analisou a audiência média das três entrevistas já efetuadas.

O primeiro candidato entrevistado foi João Ferreira (PCP), na segunda-feira, tendo o eurodeputado e vereador da Câmara Municipal de Lisboa alcançado um audiência média de 615 548 telespetadores, na RTP 1 e 48 876 telespetadores, na RTP 3 (total de 664 424).

No dia seguinte, terça-feira, foi a vez de André Ventura (Chega). O candidato às presidenciais, deputado da Assembleia da República, fundador e líder do partido Chega, conseguiu a maior audiência média da semana, com 710 997 telespetadores, na RTP 1 e 76 295, na RTP 3 (total de 787 292).

A fechar as entrevistas da semana, na quinta-feira, foi entrevistada Marisa Matias (BE), Eurodeputada a cumprir o terceiro mandato e candidata presidencial pela segunda vez, que obteve 669 444 telespetadores, na RTP 1 e 71 005 telespetadores, na RTP 3 (total de 740 449).

As entrevistas estão disponíveis no site da RTP Play, aqui.

Durante o mês de dezembro, o canal estatal transmitirá, ainda, as entrevistas aos candidatos Tiago Mayan (dia 21), Ana Gomes (dia 22) e, finalmente, ao atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (dia 29).

As eleições presidenciais ocorrem a 24 de janeiro.

Debates Televisivos para as Presidenciais 2021

Logo no início do mês de janeiro, no dia 2, começam os debates televisivos entre os candidatos, com o seguinte calendário:

CandidatosCanalData
Marcelo Rebelo de Sousa/Marisa MatiasRTP102/jan
João Ferreira/André VenturaTVI02/jan
Marcelo Rebelo de Sousa/Tiago MayanRTP103/jan
Marcelo Rebelo de Sousa/João FerreiraTVI04/jan
Marisa Matias/Ana GomesSIC04/jan
Ana Gomes/João FerreiraRTP105/jan
André Ventura/Tiago MayanSIC05/jan
Marcelo Rebelo de Sousa/André VenturaSIC06/jan
João Ferreira/Tiago MayanTVI06/jan
Marisa Matias/André VenturaSIC07/jan
Ana Gomes/Tiago MayanTVI07/jan
Ana Gomes/André VenturaTVI08/jan
Marisa Matias/João FerreiraRTP108/jan
Marcelo Rebelo de Sousa/Ana GomesRTP109/jan
Marisa Matias/Tiago MayanSIC09/jan
Debate com todos os candidatosRTP112/jan

Lígia Simões, nova subdiretora do Jornal Económico

O Jornal Económico (JE) passa a contar, a partir de janeiro, com uma nova subdiretora, Lígia Simões, que tem assumido o cargo de redatora principal do jornal, desde o arranque do projeto, em setembro de 2016. A jornalista será responsável pelas áreas de Investigação, Macroeconomia e Fiscalidade.

A subdireção do jornal será partilhada com Leonardo Ralha, subdiretor do JE, desde o final de outubro de 2019. Filipe Alves (diretor), Shrikesh Laxmidas (diretor-adjunto), Leonardo Ralha (subdiretor) e Lígia Simões (subdiretora) e Mário Malhão (diretor de Arte) compõem, assim, a equipa de direção do semanário económico.

Licenciada pela Universidade Nova de Lisboa, Lígia Simões é jornalista profissional, desde 1992 e o seu percurso profissional inclui jornais como o Correio da Manhã, Semanário, Independente, Semanário Económico e Diário Económico.

A nomeação aguarda o parecer do Conselho de Redação do jornal.

Diário de Notícias, em papel, regressa no dia 29

O dia do 156.º aniversário do Diário de Notícias (DN), a 29 de dezembro, marca o regresso das edições diárias, em papel, do jornal português de âmbito nacional mais antigo, em exercício.

Fundado por Eduardo Coelho, no Bairro Alto, em 1864, o jornal regressa no final de 2020, com novo grafismo e com quatro suplementos. “A renovação do DN é apresentada aos leitores através de um novo grafismo, novas secções e rubricas, mais reportagem e novos colunistas. A nova edição apostará também em grandes entrevistas e numa maior proximidade com os decisores e com todos os portugueses, de norte a sul“, sublinha a diretora Rosália Amorim, que assumiu o cargo em novembro.

Desde julho de 2018, o DN tem disponibilizado edições diárias digitais e uma edição semanal impressa, inicialmente publicada ao domingo e, a partir de dezembro do mesmo ano, ao sábado. Na altura em que as edições diárias em papel foram suspensas, o jornal contava com uma tiragem média de 21.496 exemplares, por edição e com uma média de circulação impressa paga de 8.169 exemplares.*

O Global Media Group, proprietário do DN detém, ainda, o jornal português, no ativo, mais antigo do país – o Açoriano Oriental, de 1835, de âmbito regional.

*Fonte de dados: APCT

Vencedores do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença

Os trabalhos O Lugar onde nem eu nem tu queremos viver, de Marta Gonçalves (Expresso) e Entregues à sorte, de Amélia Moura Ramos (SIC) venceram, em ex-aequo, o primeiro prémio da 22.º edição do Prémio AMI (Assistência Médica Internacional) – Jornalismo Contra a Indiferença, ambos divulgados em meios do Grupo Impresa.

A entrega dos prémios ocorreu, ontem, com apresentação do presidente da AMI, Fernando Nobre, num evento online, que está disponível na página de Facebook da AMI.

O primeiro trabalho, um artigo multimédia, relata a vida dos refugiados, em Moria e, o segundo, é uma Grande Reportagem, em cinco episódios, conta as histórias das crianças açoreanas que foram dadas ou vendidas a norte-americanos colocados na Base das Lajes, na Terceira.

Foram, ainda, atribuídas menções honrosas aos seguintes artigos:

Os refugiados na hora, difícil, da chegada, Refugiados: O lado lunar da integração e O refúgio é um lugar incerto, do Expresso;

Em silêncio, do Observador;

Forbidden Stories. Morte no lago, do Expresso;

Rohingya, um povo sem pátria, da TVI;

Yazidis: o genocídio esquecido“, do Fumaça.

Audiência da TVI24, com Rui Moreira

Fonte de dados: GfK/CAEM

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, estreou, na passada sexta-feira, dia 4, o seu novo espaço de análise da atualidade, na TVI24. Esta foi uma aposta do canal para “afirmar-se cada vez mais como um canal de informação relevante para os espetadores, com opinião pertinente, plural, acutilante e respeitada”, de acordo com Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI.

Para conhecer o impacto desta contratação, a Cision analisou a audiência média do canal durante a intervenção do autarca, que apesar de agendada para as 21h45, teve início às 21h30 e terminou às 21h48, comparando-a com a da semana anterior, no mesmo período e com a dos restantes canais informativos nacionais, CMTV, RTP3 e SIC Notícias.

Apesar de todos os canais informativos apresentarem, no dia 4, uma descida da audiência média e de share, por comparação com a semana anterior, a TVI24 conseguiu, com a estreia do comentário de Rui Moreira, passar da terceira para a segunda posição, na tabela dos canais de informação mais visto, ainda que a diferença entre .

Quanto aos restantes canais noticiosos, a CMTV manteve a liderança, destacada, em ambas as semanas, a SIC Notícias caiu da segundo para o último lugar, em termos de telespetadores destes canais e a RTP3 subiu uma posição, apresentando a menor queda de audiências, entre as duas semanas.

O comentário do autarca Rui Moreira prossegue, às sextas-feiras, dentro do programa Noite 24, da TVI24, reforçando a linha de opinião do canal, que contava já com as análises de Manuela Ferreira Leite e a Fernando Medina.