Expresso com novo site

Dois meses após o ataque informático que bloqueou os sites alojados nos servidores grupo Impresa, o Expresso lançou na sexta-feira um novo portal, com todo o arquivo e conteúdos do semanário recuperados, novo grafismo e novas funcionalidades. A edição digital do jornal conta, ainda, com conteúdos exclusivos e com novas funcionalidades.

O jornal, que utilizou um portal temporário durante estes dois meses, reforça que não foi pago qualquer resgate pelo acesso ao material e que a “recuperação de arquivos, tal como a construção do novo site, é fruto de um trabalho notável de todos os trabalhadores do jornal“.

As edições impressas ainda não estão disponíveis para leitura na aplicação móvel do jornal, mas os assinantes terão a possibilidade de leitura antecipada do jornal na quinta-feira, às 23 horas, acesso ao arquivo de edições anteriores e a conteúdos exclusivos.

O grupo informa que em breve será lançado, também, o novo portal da SIC.

Rádio Comercial Ucrânia já está no ar

A Rádio Comercial lançou, ontem, uma nova Rádio, em suporte digital, que pretende ser uma Rádio solidária e uma ferramenta de apoio à integração da comunidade ucraniana residente em Portugal, a Rádio Comercial Ucrânia. Esta é uma Rádio bilingue, em ucraniano e português, com informação útil, notícias, entrevistas, testemunhos e música ucraniana. Também será disponibilizada informação regular sobre serviços e apoios ao alcance de ucranianos que cheguem a Portugal.

Com as vozes da Viktoriya Starchenko e do Marcos Fernandes, a Rádio Comercial Ucrânia, do grupo Media Capital Rádios, pode ser ouvida no site e na app da Rádio Comercial, com emissões regulares, 24 horas por dia.

Nova grelha da TSF reforça espaços de debate e opinião

A nova grelha de programação da TSF está disponível desde domingo, com uma aposta reforçada dos espaços de opinião, política e histórias.

Entre as várias novidades, destaque para Viagem a Portugal, conduzida por Fernando Alves, onde recria a viagem de José Saramago, que deu origem ao romance de 1979, pela altura do centenário do escritor. Do jornalista e escritor Luís Osório, surgem Postal do Dia, uma adaptação da rubrica que partilha nas redes sociais, com um curto texto dedicado a uma personalidade da vida pública nacional e e Entre nós, que pretende ser um espaço de proximidade entre o jornalista e os entrevistados.

Café duplo e Que mundo, meu Deus têm o objetivo de explicar a realidade. O primeiro apresenta um frente-a-frente sobre os principais temas da atualidade e, o segundo, é um espaço de debate entre o muçulmano Khalid Sacoor, a judia Miriam Assor e o católico João Paiva, sobre um tema da atualidade, à luz das diferentes crenças religiosas. Não se tratando especificamente de um programa sobre religião, tem o intuito de promover o diálogo livre, demonstrando que “é muito mais o que une as pessoas do que aquilo que separa as religiões“.

Em TSF à mesa, o jornalista António Catarino procura os melhores restaurantes, sejam de cozinha tradicional portuguesa ou das mais apelativas inovações gastronómicas.

De acordo com o diretor da TSF e diretor-geral editorial do Global Media Group, Domingos de Andrade, um dos objetivos da nova grelha consiste em levar “la Rádio ainda para mais perto das pessoas, na necessidade de informar a urgência destes dias com o rigor que caracteriza o ADN da TSF, no imperativo de explicar o mundo. Temos mais opinião, não dos políticos mas das políticas e da forma como elas afetam o nosso dia a dia. E novos programas que aproximam a rádio dos ouvintes e dos leitores, na antena e no online, dentro de casa ou no carro”.

A grelha de programação completa encontra-se disponível no site da TSF.

Concurso aos incentivos do Estado à comunicação social regional e local

O concurso aos incentivos do Estado à comunicação social de âmbito regional e local, em 2022, está aberto para a apresentação de candidaturas e decorre desde 1 de março até 22 de março. A atribuição de incentivos aos órgãos de comunicação social destinam-se às áreas de modernização tecnológica, desenvolvimento digital, acessibilidade à comunicação social, desenvolvimento de parcerias estratégicas e literacia e educação para a comunicação social.

As candidaturas devem ser submetidas na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CDR) da região onde está sedeado o meio de comunicação social. A aprovação das candidaturas, que reúnam as condições, só ocorrerá após a publicação do Despacho de financiamento dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças, da comunicação social e do desenvolvimento regional. O projeto de incentivo prevê um apoio até 30 mil euros, no caso dos projetos de modernização tecnológica e desenvolvimento digital, 10 mil euros para projetos de acessibilidade e parcerias estratégicas e até aos 3 mil euros para candidatura que promovam a literacia.

Paulo Oliveira Lima com a direção-executiva da CMTV

O jornalista Paulo Oliveira Lima, que integra a redação da CMTV, desde o seu lançamento , em 2013, é o novo diretor-executivo do canal da Cofina. Como subdiretores da estação mantêm-se Pedro Carreira, João Ferreira e Rui Costa. Pedro Mourato continua a assegurar a direção de produção do projeto Correio da Manhã/CMTV, reportando diretamente ao diretor-geral editorial, Carlos Rodrigues.

Paulo Oliveira Lima foi jornalista na Económico TV, entre 2011 e 2012, ingressando na CMTV no ano seguinte. Entre fevereiro de 2015 e março de 2019, ocupou o cargo de chefe de redação adjunto do canal, altura em que passou a chefe de redação, até fevereiro de 2021. Assumiu, depois, a função de subdiretor da estação, até julho de 2021, quando passou a diretor-adjunto. Em outubro de 2021, assumiu, também, a direção do Destak.

World Radio Alliance com representação portuguesa pela ARIC

A Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC) começou, este mês, a representar Portugal na World Radio Alliance, tornando-se o primeiro embaixador português do setor da Rádio a representar o nosso país nesta recente organização, de defesa dos interesses da radiodifusão, a nível mundial.

World Radio Alliance (WRA) é uma organização criada sob a égide da EGTA, associação não lucrativa belga, que representa os interesses da Rádio e Televisão e outras organizações do setor, originárias de vários países. A WRA pretende conjugar esforços a nível mundial, com vista a sublinhar o valor e a importância da Rádio, enquanto meio de comunicação privilegiado para a difusão de mensagens e entretenimento, o poder de marketing deste tipo de media, as novas oportunidades criadas pela inovação tecnológica, a colaboração internacional e a partilha de boas práticas.

A World Radio Alliance, lançada originalmente com catorze elementos, integra representantes de Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Estados Unidos, Canadá ou Austrália, entre outros.

De acordo com Nuno Inácio, Presidente da ARIC, esta nova colaboração revela a vontade de a ARIC agir conjuntamente com os parceiros internacionais, na procura de uma resposta concertada aos novos desafios do setor. Só juntos, com uma visão global poderemos almejar um sector mais forte, coeso e preparado para os desafios do futuro, refere. E acrescenta: Num mundo cada vez mais ligado, só faz sentido trabalhar à escala global.