Podcast São Bento, 22, com João Marcelino

Arrancou, na segunda-feira, o podcast diário São Bento, 22, do Jornal Económico (JE), com a análise de João Marcelino sobre as Eleições Legislativas 2022, seus protagonistas, propostas e curiosidades da campanha.

De acordo com o JE, “Neste podcast, que se compromete a levar o ouvinte pelos caminhos das eleições legislativas de 30 de janeiro, estaremos ainda atentos às redes sociais e aos temas que dominam a campanha, numa edição diária que pode ser ouvida em plataformas de streaming, como o Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.”

João Marcelino é redator principal do JE, com ligação à área da Política nacional. Começou por colaborar com este jornal como colunista, ocupando o cargo de redator principal, em fevereiro de 2021. Foi diretor dos jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã e Record, fundador da Sábado e, também, colaborador da TSF e RTP.

Além deste São Bento, 22, o JE conta com os podcasts semanais Falar Direito, A Arte da Guerra, Maquiavel para Principiantes, Conversas com Norte10 Minutos de Mundo e, ainda, com o podcast diário JE Notícias, com as notícias de maior destaque do site do JE.

Diário online Notícias Do Centro com cobertura dos 6 distritos da região

O NDC – Notícias Do Centro é o recente diário online de âmbito generalista, com cobertura informativa relativa aos seis distritos e 78 concelhos desta região, com seções dedicadas à atualidade regional de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

www.noticiasdocentro.pt aposta em temas de interesse para os naturais e residentes da segunda maior região em termos de área e a terceira mais populosa do país, com 2.227.912 habitantes. O jornal dispõe de uma equipa de três jornalistas, mas espera, a partir de junho, contar com um jornalista em cada um dos seis distritos, com cobertura informativa. “Sendo o único jornal com cobertura informativa dos 78 concelhos do Centro de Portugal, o NDC oferece a possibilidade ilimitada de estabelecer uma relação de proximidade com os residentes nesta área e na diáspora“, refere o NDC.

O projeto é editado pela Sociedade Fechada, empresa proprietária do Notícias de Coimbra e do Diário da Saúde, contando os três jornais digitais com a direção editorial de Fernando Moura.

Marco Monteiro Cândido é o novo diretor do Diário do Alentejo

A edição impressa do Diário do Alentejo de amanhã já contará com a nova direção editorial interina de Marco Monteiro Cândido, em substituição de Luís Godinho, que termina a sua ligação contratual com o jornal.

A informação foi avançada, em comunicado, pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), no seguimento da primeira reunião ordinária do ano do Conselho Intermunicipal, realizada esta segunda-feira. A CIMBAL esclarece que dado ao final do “contrato de prestação de serviços, no final do mês de Janeiro, com o atual diretor, a opção seguida foi o recurso à mobilidade no seio da função pública, tendo o aviso sido divulgado na Bolsa de Emprego Público, de acordo com a legislação em vigor“. Nesse sentido, foi selecionado Marco Monteiro Cândido.

Desde 2015, Marco Monteiro Cândido desempenhava funções no Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Ourique. Tem 39 anos, é licenciado em Comunicação Social, com pós-graduação em Jornalismo. Desempenhou funções de jornalista freelancer em jornais da região (Diário do Alentejo e Correio Alentejo), bem como de produtor na equipa da Grande Reportagem, da SIC. Paralelamente colaborou com empresas do setor audiovisual, na criação de diversos conteúdos multimédia.

Expresso eleito European Newspaper of the Year

O Expresso foi eleito European Newspaper of the Year, nesta quarta-feira, na categoria de Jornal Semanário. A organização do European Newspaper Award, um dos mais conceituados prémios de design editorial, destacou o foco atribuído pelo jornal do grupo Impresa ao jornalismo visual, tanto na edição impressa, como online. Nestes prémios foram ainda distinguidas cinco reportagens do Expresso, na área de inovação digital e narrativas multimédia.

Na 23.ª edição deste prémios, que contaram com a participação de 161 jornais de 24 países e mais de quatro mil inscrições nas 20 categorias da competição, foram vencedores jornais da Noruega, Espanha, Bélgica e Portugal.

Esta é a terceira vez que o Expresso recebe a distinção, após ter sido galardoado em 2006 – quando renovou o seu projeto gráfico e mudou para o formato berliner – e em 2015. O semanário é ainda detentor de dois galardões da norte-americana Society for News Design e de duas distinções da SND-E, como o melhor jornal da Península Ibérica e América Latina.

El País terminou edição em português

A edição em português do EL PAÍS despede-se hoje de seus leitores” é como começa o artigo de terça-feira, da edição portuguesa do El País, no Brasil. Esta edição surgiu em 2013, mas após oito anos a informar sobre a atualidade brasileira e mundial, refere que o projeto não alcançou a sustentabilidade económica desejada, apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais.

A equipa de redação brasileira, composta por 17 jornalistas, elaborou uma carta de resposta ao anúncio do jornal, no Twitter, onde indicam que tiveram conhecimento do fecho no próprio dia.

Em dezembro de 2019, a marca tinha cessado a edição impressa na América Latina, mantendo apenas a versão digital, também por motivos financeiros.

Artéria, novo projeto do Público para Lisboa

Em 2022, será lançado um novo projeto editorial de informação comunitária, dedicado a Lisboa, com a marca do Público e o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com o nome Artéria, a iniciativa assenta na descoberta e no debate sobre a cidade e quem a habita e conta com a colaboração de voluntários. Fotografia, urbanismo, arquitetura, os projetos de cidade, a participação cívica, a história e o património são alguns dos vários temas a abordar, neste projeto que estará disponível no meio digital e em jornal impresso, de periodicidade mensal.

Os jornais e o jornalismo, na definição de [o jornalista e pensador] Jeff Jarvis, devem ser pontos de encontro da comunidade, favorecendo as conversas construtivas em relação a problemas, soluções ou inquietações comuns”, refere David Pontes, diretor-adjunto do Público e responsável pelo pelouro dos projetos editoriais. “Não vamos criar um site de notícias, apesar de o projeto ser coordenado por jornalistas e estar integrado no jornal. Estamos apostados em criar algo que tenha mais o ritmo, o pulsar e o sentir de uma ‘revista’”, indica o responsável, acrescentando “O que vier a ser o Artéria vai depender muito do que os voluntários – porque este é um projeto baseado no voluntariado – vierem a fazer dele”.

A primeira iniciativa de contacto com a comunidade acontece ainda em 2021 e já no próximo sábado, a 18 de Dezembro, com dois passeios guiados e gratuitos por lojas históricas de Lisboa, com Paulo Ferreo, fundador do Círculo das Lojas de Carácter e Tradição (CLCT), como cicerone. O primeiro passeio terá lugar no bairro de Alvalade, a partir das 10h, com o Mercado de Alvalade como ponto de partida. De tarde, o roteiro inclui o Rato e o Chiado, com início às 15h, na Livraria Almedina. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia por e-mail (secretariado@publico.pt, com o assunto “Artéria lojas históricas”), e está limitada a 20 participantes por percurso.