A Mensagem de Lisboa vai participar na primeira edição do Google News Initiative Startups Lab, na Europa. Dos 120 concorrentes, de 28 países, o projeto de jornalismo digital e local, relativo a Lisboa, foi um dos 10 selecionados, pelo potencial de inovação jornalística e de negócio.
O programa criado pela Google, organizado pelo European Journalism Centre (EJC) e realizado pelo hub de inovação alemão Media Lab Bayern irá arrancar em novembro, com o objetivo de apoiar o jornalismo de qualidade, inovador, que atua nas comunidades locais, aposta nas novas audiências e públicos que não servidos pela oferta atual dos media. O programa terá a duração de seis meses, com workshops, coaching e networking. No final, será disponibilizada uma bolsa de 25 mil euros para um projeto de receitas inovador, na senda da sustentabilidade.
Os participantes estão em 8 países da Europa: França, Itália, Malta, Portugal, Roménia, Eslovénia, Espanha e Reino Unido.
Segundo os organizadores, os concorrentes demonstraram que o cenário das startups de media europeu está bem vivo, com “uma variedade impressionante de jornalismo independente – de investigativo, a novas iniciativas locais ou específicas de comunidades pouco cobertas pelos media”.
“Estas startups dão voz a comunidades que não são cobertas pelos media, ajudam a preencher espaços em branco deixados pela oferta de media atual e estão a explorar o futuro do jornalismo de qualidade na Europa. Estamos muito honrados de ajudá-los a alcançar o próximo passo do seu desenvolvimento”, refere o Media Lab.
Criado por um grupo independente de jornalistas, o projeto de jornalismo comunitário Mensagem de Lisboa ficou disponível online, em fevereiro deste ano, sob a liderança de Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes, respetivamente a ex-diretora-executiva e o ex-diretor do Diário de Notícias, com os sócios fundadores João Marecos e Tiago Quaresma.