O Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, com o apoio da Ciência Viva, criou a Bolsa Gerador Ciência Viva, destinada a jovens jornalistas, com o objetivo de estimular a realização de trabalhos jornalísticos de investigação, com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros.
As candidaturas estão abertas até ao dia 8 de outubro, para jovens até aos 35 anos, formados em jornalismo ou em formação. Os projetos a apresentar deverão ser relativos a uma das seis áreas de intervenção editorial prioritárias do Gerador: sociedade, cultura, ambiente e sustentabilidade, interior do país, juventude ou ciência.
A bolsa terá o valor de 2 250 euros, destinando-se 1 500 euros ao apoio à concretização da reportagem e 750 euros, como prémio monetário.
A concretização da reportagem de investigação será compatível com uma ocupação estudantil ou profissional de tempo inteiro, permitindo desenvolver uma reportagem ao longo de um período extenso de tempo, como atividade paralela.