A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) divulgou, no dia 29 de julho, que mais de 90% das Rádios portuguesas analisadas corresponderam e até ultrapassaram, em 2019, os 25% de difusão de música portuguesa, segundo os dados inscritos pelas próprias no Portal das Rádios – sistema automático de apuramento, implementado pela ERC.

Em análise estiveram 136 serviços radiofónicos, que englobam os serviços de programas de radiodifusão sonora privados, de cobertura de âmbito local e os dois da concessionária de Serviço Público. Existem 32 serviços de programas temáticos musicais, cuja programação assenta nos géneros dance-music, hip-hop e jazz, que estão isentos do cumprimento desta quota.

De acordo com a avaliação da ERC, “em 2019, diminuíram os desvios aos 25% no período diário de maior audiência, entre as 7 e as 20 horas. A subquota de 60% de temas em língua portuguesa compostos ou interpretados por cidadãos dos Estados-membros da União Europeia é cumprida pela quase totalidade. Continua a ser livre enviar informações sobre a emissão musical à ERC, por ausência de estipulação legal, daí que os dados resultem numa caracterização incompleta da presença da música portuguesa na Rádio.”

 

About

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.