Estão abertas, até ao final de dezembro, as candidaturas para o Vozes de Gaia, projeto que criará uma redação comunitária, onde os jornalistas serão residentes do concelho de Vila Nova de Gaia, com mais de 55 anos. Esta iniciativa visa promover a literacia digital e para os media, fornecendo competências e ferramentas que possibilitem, aos jornalistas séniores, entender melhor o setor dos media, navegar no universo de informação digital, com maior segurança, reconhecendo as fake news e contribuindo, ainda, para o aumento da cidadania ativa, bem como para a redução do isolamento e da exclusão social.

O projeto pretende alcançar 360 cidadãos, que serão orientados por jornalistas profissionais, na recolha, produção e edição de conteúdos de imprensa e rádio, incluindo podcasts.

O Vozes de Gaia surge de uma parceria entre o jornal Público e a Fundação Inatel e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, deverá decorrer durante 2 anos e o seu arranque está previsto para o início de 2021.

Serão formados 18 grupos, 3 dos quais estarão em funcionamento, em simultâneo, em cada trimestre. Cada grupo terá 6 horas de trabalho semanais na redação, deslocações para a realização de entrevistas e reportagens e participará num evento de teambuilding. De acordo com o comunicado da Inatel, “Dado o contexto pandémico que Portugal atravessa, o projeto poderá sofrer algumas alterações, nomeadamente, poderá ser necessário adotar o formato online para algumas sessões de trabalho.”

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail vozesdegaia@publico.pt e as dúvidas podem ser esclarecidas, através do número 226 151 000.

A Fundação Inatel e o jornal Público apresentaram a candidatura à iniciativa Portugal Inovação Social, tendo esta sido aprovada com um investimento total a rondar os quinhentos mil euros, sendo 150 mil euros financiados pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, enquanto investidor social.

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Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.