Esta decisão, nasceu da Direção de Informação e tem em vista a renovação da grelha do canal SIC Notícias. Terminam assim, programas desportivos protagonizados por comentadores representativos dos três maiores clubes portugueses: “A SIC agradece o empenho e o profissionalismo dos comentadores destes dois programas, mas entende que o clima existente entre os três principais clubes portugueses – nomeadamente o estilo comunicacional alimentado nas suas esferas e inalterado pela pandemia – prejudica progressivamente este modelo de debate, pelo que a nossa cobertura e acompanhamento do futebol será feita noutros moldes”.
Compostos por um amplo painel de comentadores (Rodolfo Reis, Manuel Fernandes e Ricardo Rocha e o jornalista Rui Santos no “Play- Off” e Vasco Mendonça, Rodrigo Roquette e Paulo Baldaia n’ ”O Dia Seguinte”), têm ainda o aval de alguns destes, nomeadamente de Paulo Baldaia, Rodrigo Roquete e Vasco Mendonça, que dizem respeitar e compreender a decisão tomada pelo canal televisivo.
Ricardo Costa, Diretor de Informação da Impresa, fala ainda em “ambiente de toxidade para explicar a decisão”, que terá efeito logo após o final da Taça, no próximo sábado, dia 1 de agosto.
Imediatamente após esta decisão da SIC, foi a vez da TVI seguir os seus passos e terminar também ela com os seus espaços de debate desportivos na TVI 24.
Carecendo ainda de confirmação oficial por parte da TVI, tudo indica que os programas “Prolongamento” (cujos comentadores são Pedro Guerra, Manuel Serrão e Luís Filipe Menezes) e “Livre e Direto” (onde comentam José de Pina, Miguel Guedes e Telmo Correia) irão também eles terminar depois da final da Taça de Portugal, cessando assim este molde de debate nas duas estações privadas.