A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) promove, no dia 17, o encontro virtual de mulheres jornalistas, Chá das Três, com Paula Sofia Luz, Analú Bailosa e Cláudia Martins, para refletir sobre a igualdade de género no contexto profissional dos meios de comunicação social.

Vários estudos indicam que as mulheres estão sub-representadas em cargos de chefia nos meios de comunicação social e consideram, mais frequentemente, deixar a profissão. É este o mote para a organização do I Encontro Virtual de Mulheres Jornalistas, uma iniciativa das docentes do curso de Comunicação Social da ESEV, Joana Martins e Liliana Carona.

O painel de convidadas conta com a presença de Paula Sofia Luz, jornalista, sindicalista e ativista, que falará sobre “Mulheres em cargos de direção dos jornais… do passado para o presente – evoluímos assim tanto?. Analú Bailosa, estudante de jornalismo e mentorada no projeto De Mulher para Mulher, da Rede de Jovens para a Igualdade, apresenta a iniciativa que originou o primeiro website de jornalismo com perspetiva de género em Portugal: o aborda.pt. A repórter de pista da Antena 1, Cláudia Martins, refletirá sobre o tema Ser jornalista de desporto: desafios de género.

O encontro decorrerá online, entre as 15h00 e as 17h00, na próxima quinta-feira. O acesso à sessão é aberto e pode ser efetuado através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84096788041.

About

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.