O NewsMuseum apresenta, desde quinta-feira, 10 de fevereiro, uma exposição dedicada aos 100 anos do jornal Voz da Fátima, o mais antigo projeto de comunicação do Santuário de Fátima.
“Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo” é o título da exposição que se insere no âmbito das comemorações do centenário do jornal e resulta de uma parceria entre o NewsMuseum e o Santuário de Fátima, procurando destacar a relevância da publicação na propagação local, nacional e global dos fenómenos que conduziram, e ainda hoje conduzem, tantos fiéis e curiosos ao Altar do Mundo.
Através de um formato audiovisual, o visitante pode acompanhar, pelo olhar da Voz da Fátima, as preocupações de Portugal e do mundo em cada época, desde os primórdios da publicação, à 2.ª Guerra Mundial, à Guerra Fria ou à Revolução de Abril em Portugal.
Desde a primeira publicação, a 13 de outubro de 1922, o jornal Voz da Fátima destinou-se a divulgar os fenómenos e acontecimentos de Fátima, tornando-se um meio de comunicação fundamental para comunicar com os fiéis e para difundir Fátima. O jornal existe aos dias de hoje, em formato digital e em papel, com uma tiragem superior aos 62 mil exemplares, o que faz do Voz da Fátima o jornal católico com maior tiragem e distribuição em todo o território português, mas também no estrangeiro, sobretudo junto das comunidades portuguesas. O jornal chegou a ter edições em língua estrangeira e suplementos. Também, por iniciativa de outras instituições e organismos católicos serviu de inspiração para a criação de outros títulos sobre Fátima, com particular expressão no continente asiático e na Austrália.
A parceria com o NewsMuseum é uma das iniciativas previstas para a comemoração do Centenário da Voz da Fátima, que se estende até ao final deste ano. O jornal cumpre cem anos, no dia 13 de outubro deste ano.