Em 2022, será lançado um novo projeto editorial de informação comunitária, dedicado a Lisboa, com a marca do Público e o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com o nome Artéria, a iniciativa assenta na descoberta e no debate sobre a cidade e quem a habita e conta com a colaboração de voluntários. Fotografia, urbanismo, arquitetura, os projetos de cidade, a participação cívica, a história e o património são alguns dos vários temas a abordar, neste projeto que estará disponível no meio digital e em jornal impresso, de periodicidade mensal.
“Os jornais e o jornalismo, na definição de [o jornalista e pensador] Jeff Jarvis, devem ser pontos de encontro da comunidade, favorecendo as conversas construtivas em relação a problemas, soluções ou inquietações comuns”, refere David Pontes, diretor-adjunto do Público e responsável pelo pelouro dos projetos editoriais. “Não vamos criar um site de notícias, apesar de o projeto ser coordenado por jornalistas e estar integrado no jornal. Estamos apostados em criar algo que tenha mais o ritmo, o pulsar e o sentir de uma ‘revista’”, indica o responsável, acrescentando “O que vier a ser o Artéria vai depender muito do que os voluntários – porque este é um projeto baseado no voluntariado – vierem a fazer dele”.
A primeira iniciativa de contacto com a comunidade acontece ainda em 2021 e já no próximo sábado, a 18 de Dezembro, com dois passeios guiados e gratuitos por lojas históricas de Lisboa, com Paulo Ferreo, fundador do Círculo das Lojas de Carácter e Tradição (CLCT), como cicerone. O primeiro passeio terá lugar no bairro de Alvalade, a partir das 10h, com o Mercado de Alvalade como ponto de partida. De tarde, o roteiro inclui o Rato e o Chiado, com início às 15h, na Livraria Almedina. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia por e-mail (secretariado@publico.pt, com o assunto “Artéria lojas históricas”), e está limitada a 20 participantes por percurso.