A revista Seara Nova, referência da história cultural, social e política do nosso país, celebra este ano o seu centenário, com várias iniciativas programadas. Destaque para a Exposição Itinerante que irá percorrer o país de norte a sul, estando patente em Coimbra, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre os dias 29 de Novembro e 17 de Dezembro de 2021. No dia da inauguração será projetado o Documentário Há 100 anos, a Seara Nova, realizado por Diana Andringa e será realizada uma Mesa-Redonda intitulada Seara Nova, 100 Anos de História (1921-2021), com António Pedro Pita e António Rafael Amaro, com moderação de Ana Isabel Ribeiro, organizada pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.
O programa completo das comemorações do centenário da Seara Nova está disponível para consulta, em http://searanova.publ.pt/centenario/.
A edição número um da da revista foi publicada no dia 15 de Outubro de 1921, fundada por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença, que se opunham ao que designavam de “desastre coletivo” e pugnavam pelos valores da inteligência, da cultura, da ética, da justiça e do progresso. No editorial do primeiro número da revista escrevia-se: “…a Seara Nova não pode proceder… como se uma maior justiça social não fosse possível… como se o socialismo não representasse uma promessa de realização dessa justiça. Todas as suas simpatias vão, pois, para os que lutam, dentro da ordem, dos métodos democráticos e desse espírito de realidades sem o qual são inteiramente ilusórias quaisquer reformas sociais, pelo triunfo do socialismo”.
Ao longo destes 100 anos de existência, pelas páginas da Seara Nova passaram muitos colaboradores frequentes, como Adolfo Casais Monteiro, Agostinho da Silva, Alberto Vilaça, Alexandre Cabral, Alves Redol, Armando Castro, Augusto Abelaira, Bento de Jesus Caraça, Blasco Hugo Fernandes, Fernando Lopes Graça, Fernando Namora, Francine Benoît, Francisco Pereira de Moura, Gago Coutinho, Gilberto Lindim Ramos, Hernâni Cidade, Irene Lisboa, Rodrigues Miguéis, José Saramago, José Gomes Ferreira, Magalhães Godinho, Magalhães Vilhena, Manuel Mendes, Manuel Machado da Luz, Mário de Azevedo Gomes, Mário Sacramento, Mário Sottomayor Cardia, Mário Ventura, Jorge Peixinho, Jorge de Sena, Rogério Fernandes, Rui Grácio, Sarmento de Beires, ou Vitorino Nemésio.
Propriedade da Associação Intervenção Democrática – ID, a Seara Nova conta com uma periodicidade trimestral e tiragem de 3 mil exemplares por edição.