O autor dos programas O Livro do Dia e Pessoal e… Transmissível (TSF) e moderador do Governo Sombra (TSF/SIC Notícias), Carlos Vaz Marques, está de saída da TSF, onde trabalha desde 1990.

Os motivos são apresentados num post publicado pelo jornalista na sua página de Facebook, onde relata alguns dos momentos e pessoas inesquecíveis do seu percurso nesta Rádio, mas, também, nas palavras do jornalista, o facto de “ser colocado pelo Global Media Group, actual detentor da marca TSF, na situação atentatória da minha dignidade profissional a que estive sujeito nos últimos meses.” Conclui que o processo seguirá os trâmites legais adequados.

A administração do Global Media Group, liderada por Marco Galinha, rejeita todas as acusações e reforça que o caso seguirá para tribunal.

Em junho, jornalistas das marcas da Global Media Group uniram-se numa tomada de posição contra a administração, no seguimento de cortes de custos, internos e externos. As diretoras do DN e JN, Rosália Amorim e Inês Cardoso, pediram a demissão do Conselho de Administração da Global Media, na sequência da tomada de posição conjunta dos Conselhos de Redação do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo.

Antes de se tornar jornalista profissional, Carlos Vaz Marques foi professor do ensino secundário, durante dois anos letivos. É jornalista profissional, desde 1987. Trabalhou no Jornal de Letras, Artes e Ideias e na redação do semanário O Jornal. Em setembro de 2004, conduziu um formato de entrevista semanal, o programa Encontro Marcado, na SIC Mulher. Em 2005, recebe o Prémio da Casa da Imprensa, como autor de rádio, pelas suas entrevistas para a TSF. Colaborou com diversos jornais e revistas, entre os quais o DN, Ler, JL, Visão, Pública, Focus, Grande Reportagem, Elle. É autor e modera, desde outubro de 2008, o programa Governo Sombra, com transmissão na TSF e, inicialmente, na TVI24, tendo passado, em janeiro de 2020, para a SIC e, posteriormente, para a SIC Notícias. Em 2009, recebeu o prémio de Jornalismo Científico, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho, pela reportagem Dari, Primata como Nós e, em 2011, recebe o Prémio Autores, para Melhor Programa de Rádio, por Pessoal e… transmissível, na Gala organizada pela SPA. Em outubro de 2018 sai da direção da edição portuguesa da revista literária Granta.

 

Fonte da imagem: Facebook de Carlos Vaz Marques

About

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.