
No passado dia 7, Dia Mundial da Saúde, foram divulgados os vencedores da quinta edição do Prémio Jornalismo em Saúde, organizado pelo Clube de Jornalistas (CJ), com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. O vencedor do Grande Prémio foi atribuído a João Faiões, da SIC, pelo trabalho “Estamos vivos“, que acumula com a distinção do prémio na categoria de Televisão.
Este prémio, criado em 2016, visa distinguir os melhores trabalhos jornalísticos na área da Saúde, difundidos nos órgãos de comunicação social nacionais, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.
- Imprensa: Vânia Maia (Visão), pelo trabalho “Os heróis da Linha da Frente”. Com Sara Belo Luís e Sónia Calheiros, e Fotografia de José Carlos Carvalho, Luís Varra e Marcos Borga.
- Rádio: Nuno Guedes (TSF), pelo trabalho “Diário da nossa Pandemia”. Sonoplastia de André Tenente.
- Televisão: João Faiões (SIC), pelo trabalho “Estamos Vivos”. Imagem de João Tuna.
- Jornalismo digital: Sofia Neves (Público), pelo trabalho “O caso da fábrica de calçado: Como se desenrolou um dos primeiros surtos de covid 19 em Portugal?”. Infografia de José Alves e Francisco Lopes.
O Prémio de Jornalismo em Saúde, do CJ e APIFARMA, tem como objetivo promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde, com enfoque em aspetos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.
Fonte da imagem: site da APIFARM