Na passada sexta-feira, dia 26, o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP anunciou a escolha, por unanimidade, da candidatura do projeto estratégico 2021-2023, apresentada por Nicolau Santos e Hugo Figueiredo, para a administração da estação. Nicolau Santos será o novo presidente da RTP.
Este projeto estratégico para os próximos três anos procura explorar sinergias com a agência Lusa, na área da gestão de espaços e na colaboração editorial, com conteúdos de maior rigor, inovação e credibilidade. Entre as muitas metas apresentadas, a aposta passa, também, pela produção de conteúdos multiplataforma, a aproximação ao público (especialmente aos jovens) e o combate à desinformação, através de parcerias com outros meios de comunicação social. O plano é ser “o alfa e o ómega da rádio, televisão e do digital em Portugal”.
O jornalista e economista Nicolau Santos cessa, agora, a função de presidente do conselho de administração da Lusa, que ocupou em março de 2018, após passagem pelos jornais Expresso, Semanário Económico, Diário Económico e Público. Na presidência da administração da RTP sucede a Gonçalo Reis, que liderava a empresa desde 2015.
Hugo Figueiredo, administrador da RTP desde 2018, com o pelouro dos conteúdos, foi administrador e presidente da direção do jornal Público, foi administrador da Rádio Nova e desempenhou funções na direção das operadoras NOS e Optimus.