Foi divulgado hoje o Media for Democracy Monitor (MDM) 2021, um projeto que conta com o envolvimento de 18 países, apontando que “os meios de comunicação noticiosos não perderam a sua importância para os cidadãos e a procura de notícias continua alta”. Ainda de acordo com o comunicado do MDM, “os principais media continuam a servir bem as democracias contemporâneas”.
Segundo esta análise, os meios de comunicação lidaram “razoavelmente” com o digital e encontraram forma de manter um “bom nível” de desempenho, apesar dos desafios económicos, políticos e tecnológicos.
O MDM 2021 aponta ainda que o “alto nível” de concentração da propriedade dos media poderá desafiar “de modo crítico” a diversidade informativa. Com efeito, nenhum país indicou ter níveis de concentração muito baixos e, em quase todos, “a concorrência parece ser fraca”.
Assim, verificou-se que o processo de digitalização não contribuiu, na realidade, para equilibrar os níveis de concentração da propriedade, tanto ao nível regional como local.