Nos próximos dias 11 e 12 de maio, realiza-se a Conferência de Alto Nível “Inteligência Artificial e o Futuro do Jornalismo – A IA tomará posse do 4.º poder?”, um evento online e gratuito levado a cabo no quadro da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
O objetivo é “sensibilizar para a adoção e o impacto da Inteligência Artificial (IA) na produção, distribuição e consumo de notícias”, bem como “promover uma reflexão sobre o jornalismo do futuro na era digital”, explica-se no site do evento.
A cerimónia de abertura vai ser presidida pelo secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e o encerramento fica a cargo da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, da vice-presidente para os Valores e a Transparência da Comissão Europeia, Vera Jourová, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.
De acordo com o programa, a iniciativa vai reunir ainda “representantes de alto nível do setor dos media noticiosos, organizações representativas dos jornalistas, centros de formação de jornalismo, responsáveis da academia, representantes dos Governos e autoridades nacionais e internacionais”.