O Público é o único órgão de comunicação social nacional nomeado para os Global Media Awards 2021, na categoria de Melhor Uso de Redes Sociais/Marcas Nacionais, tendo apresentado um conjunto de trabalhos desenvolvidos, durante o ano de pandemia, para o Instagram, onde conta, atualmente, com 371.819 seguidores.

Neste prémio atribuído pela International News Media Association (INMA), que reúne jornalistas e meios de 72 países, incluindo Reuters, New York Times, Washington Post ou Guardian, o Público concorre com a revista Economist (Reino Unido), o jornal New Zealand Herald (Nova Zelândia), o jornal Hindustan Times e a revista India Today (Índia) e o grupo Blick (Suíça) e o vencedor será escolhido por um júri e anunciado no dia 3 de Junho.

De acordo com o jornal, “o Público tem apostado em descodificar e explicar os grandes temas noticiosos a uma audiência tendencialmente mais jovem através de uma abordagem multimédia, conjugando vídeo, fotografia, infografia e texto, com um especial foco no combate ao coronavírus e à desinformação“.

A nomeação deveu-se ao crescimento do diário português no Instagram.
A Cision comparou o número de seguidores dos meios mais seguidos no Instagram, em janeiro de 2020, com os atuais e regista, no Público, o maior crescimento, de 78,9%, tendo destronado o meio impresso com mais seguidores em janeiro de 2020, a Vogue Portugal. Apesar de ser a publicação mais seguida nesta rede social, o Público surge na tabela após as Rádios Comercial e RFM e os canais TVI, SIC e SIC Notícias.

Media nacionais mais seguidos no Instagram

MediaSeguidores Janeiro 2020Seguidores Março 2021Variação
Rádio Comercial785 082978 11624,6%
RFM545 344674 25923,6%
TVI464 654652 88740,5%
SIC225 410394 23574,9%
SIC Notícias223 220380 87570,6%
Público207 798371 81978,9%
Vogue Portugal231 345316 34936,7%
Sport TV1N/A348 993N/A
5 Para a Meia Noite222 857303 84836,3%
NiT New in Town Online201 811293 96545,7%

Meios ordenados pelo número de seguidores, em 2021

Fonte da imagem: Instagram do Público

About

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.