Depois de, na semana passada, Anselmo Crespo ter sido confirmado como Diretor de Informação da TVI, a estação televisiva anunciou a constituição da restante equipa com Lurdes Baeta, até agora Editora da TVI, a assumir novas funções como Diretora-Adjunta.
Licenciada em Comunicação Social na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lurdes Baeta entrou na TVI em 1993 para trabalhar na documentação de um programa de Artur Albarran. Em 2005, começou a apresentar o Jornal Nacional e, em 2009 passou a apresentar e a editar o “Última Edição” e o Jornal Nacional de fim-de-semana. Em Outubro de 2019, assumiu a editoria de Sociedade da TVI e TVI 24, juntamente com Francisco Prates.
Os restantes elementos que, a partir de 1 de setembro, irão fazer parte da equipa de Anselmo Crespo são os jornalistas Joaquim Sousa Martins, Pedro Benevides e Pedro Mourinho que passam a ocupar o cargo de Subdiretores de Informação. Não obstante e assegurando os comandos da redação do Porto, surge a confirmação de que João Fernando Ramos irá, também ele, transitar para a TVI, deixando a RTP.
Joaquim Sousa Martins, é licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Em 1993 integrou a equipa da RTP no Porto, onde esteve até 1995 como jornalista da editoria desporto, tendo depois transitado para os quadros da RTP em Lisboa, onde permaneceu até 2002. Em 2003 ruma para a TVI, onde foi coordenador da editoria de desporto. Em 2009 integra a equipa da TVI24, onde é apresentador do programa “Prolongamento”. Foi editor-chefe da TVI 24. Em outubro de 2019 assumiu a função de chefe de redação da TVI e TVI24.
Por sua vez, Pedro Benevides, é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Estagiou e foi jornalista na Euronews, em França. Foi jornalista da RTP durante mais de dez anos, tendo saído, a convite da SIC, onde trabalhou como jornalista e editor de Política até 2018. Em maio desse ano ingressa no Observador, também aqui como editor de Política.
Já Pedro Mourinho é licenciado em Jornalismo, pela Universidade Autónoma. Em 1989 entrou na RTP2 e mais tarde ingressa na SIC Notícias, como jornalista. Recebeu uma Menção Honrosa dos Prémios de Reportagem Cáceres Monteiro 2014 pela série de reportagens “Abandonados”.
Natural da Lousã, João Fernando Ramos inicia o seu percurso profissional na RDP Centro, seguindo-se a Rádio Nova, onde foi jornalista, editor e diretor de informação. Distinguiu-se como jornalista e pivot da RTP, tendo ainda desempenhado funções de diretor-adjunto com supervisão da RTP3.