O estudo Digital News Report 2020, levado a cabo pelo Instituto Reuters da Universidade de Oxford, indica que Portugal, a par da Finlândia, é o país onde há maior grau de confiança nas notícias, entre os mais de 40 países analisados.

Entre os dados apontados por este estudo, importa salientar que a televisão se mantém como a principal fonte de notícias para mais de metade dos portugueses (55,8%).

Neste estudo, a RTP surge como o meio de comunicação social nacional que motiva maior confiança entre consumidores, com valores acima dos 80%, seguida pela SIC (79,7%), pelo Expresso (76,5%) e pelo Jornal de Notícias (75,9%).

Entre as marcas analisadas neste estudo, os níveis de confiança por parte dos consumidores estão sempre acima dos 60%, à exceção do Correio da Manhã, que se situa abaixo desta linha. Ainda assim, 50,3% dos portugueses reiteram a sua confiança na marca do grupo Cofina.

About

Media Researcher, Cision
Formada em Comunicação Organizacional, vesti a camisola da CISION em 2006, tendo tido a oportunidade de trabalhar em áreas tão distintas como as Análises de Media, as Análises de Social Media e, agora, o Media Research.
Adoro comunicar, pessoas do bem, gatinhos fofinhos - há outro tipo?! - e todos os momentos que consigo passar no meu tapete de Yoga, não necessariamente por esta ordem.