Evolução da audiência diária dos principais OCS online 2020

Meios online analisados neste estudado: A Bola, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, ECO – Economia Online, Expresso, I, Jogo, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Mais Futebol,
Negócios, Notícias ao Minuto, Observador, Público, Record, RTP, Sábado,SIC Notícias, Sol, TSF, TVI 24, Visão

A CISION analisou a evolução de audiência dos 23 principais sites informativos, desportivos e económicos, entre janeiro e abril e, apesar da diminuição de visitas nos sites desportivos, as visitas online registaram um aumento global de 8,91%.

Para além da TV, também o Online registou uma subida significativa das visitas médias diárias, no período de reclusão social, tendo os principais sites registado uma subida de 42%, entre fevereiro e março de 2020, o que equivale a um aumento das visitas diárias acumuladas de 5,80M para 8,24M.
Ainda analisando estes dois meses, os sites informativos e económicos registaram as mais altas variações de 2020, de 67,75% e 69,02%, respetivamente. Os meios desportivos registaram uma descida de 11,34%, sendo O Jogo o único desportivo a apresentar uma tímida subida das visitas médias diárias, de 2,74%, neste período.
O site que registou maior subida percentual de audiência foi o da RTP, em 148,12%, alcançando as 500 mil visitas médias diárias, em março.

De março para abril, a audiência desceu 18,91%, em todos os tipos de conteúdos, sendo o setor desportivo o mais afetado, em 28,16%, obtendo o valor mais baixo de visitas médias diárias acumuladas de 2020, de 1,21M visitas.

Apesar da descida de audiência global, entre março e abril, as visitas médias diárias dos sites em análise, registaram um aumento total de 547 mil visitas em abril, relativamente a janeiro deste ano.

Fonte de dados: SimilarWeb
Recolha: Ana Faustino e Lúcia Pereira (Researcher, Cision)
Análise: Ana Faustino (Research Team Leader, Cision)

About

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.